O que você está procurando? Encontre artigos, dicas de especialistas, inspirações e modelos de checklists.

Vestidos para casamento: 87 inspirações para acertar na escolha!

Oi! Aqui é a Suzana da Mobilize Eventos e hoje eu quero ajudar você que tem dúvidas na hora de escolher vestidos para casamento. Eu sei que esse tipo de decisão às vezes pode ser difícil e é por isso mesmo que estou aqui! Já escrevi também sobre penteados para casamento, então se você está com um casamento marcado para ir, fico feliz em te ajudar em todas as suas escolhas!

Os vestidos para casamento são uma das, senão a principal preocupação das convidadas na hora de montar um look para casamento perfeito. Afinal, ele é com certeza uma cerimônia singular e todas desejam estar deslumbrantes! 

Separamos algumas sugestões para você que está em dúvida de qual modelo de vestido para casamento escolher. Elas foram divididas entre diferentes tipos de casamento e biotipos para facilitar ainda mais sua escolha. Agora é a hora para encontrar a roupa perfeita!

Primeiras dicas

A primeira dica que eu dou para você convidada que quer arrasar no visual é dar uma olhadinha no convite do casamento. Isso porque lá normalmente fica indicado o dress code do evento (que é um código de vestimenta que guia o estilo de roupa a ser usado), além do tipo de cerimônia (civil, ao ar livre, etc).

Os vestidos para casamento perfeitos são aqueles que respeitam as sugestões-guia do dress code. Mas lembre-se que independente das exigências específicas da cerimônia, manter seu estilo é importante! O ideal é encontrar um modelo que concilie o tipo de traje solicitado e aquilo que você mais gosta.

Outra coisa importante é jamais querer chamar mais atenção do que a noiva. Afinal de contas, ela é a estrela da cerimônia! A ideia é fazer com que o grande dia do casal seja ainda mais incrível! Até porque eles também querem ver seus convidados maravilhosos!

Os vestidos para casamento variam bastante de acordo com cada tipo de evento e também com o horário da cerimônia. Casamentos diurnos sugerem vestidos menos brilhosos e luxuosos, enquanto os realizados à noite permitem modelos mais extravagantes.

O seu biotipo também deve ser levado em questão para escolher a roupa perfeita. Os modelos de vestidos para casamento são dos mais variados e você com certeza vai encontrar um que combine com o seu corpo.

E ah! Não se esqueça de jamais usar roupas brancas, off white ou tons gelo, já que essa é a cor da noiva!

Vestidos para casamentos diurnos

Os casamentos realizados durante o dia são marcados por um aspecto mais romântico e rústico. Eles têm se popularizado bastante nos últimos anos, principalmente aqueles realizados ao ar livre, como casamentos no campo ou na praia.

Por ser uma cerimônia com um ar mais simples e natural, o ideal são vestidos mais simples, coloridos e alegres. Também é importante se lembrar de evitar o preto, pois ele é uma opção mais apropriada para casamento noturnos.

Tecidos leves e fluidos são ótimos em vestidos para casamento diurno. Tecidos em renda são ideais para quem curte modelos mais românticos. Cores pastéis e estampas coloridas são outras opções muito comuns em modelos para este tipo de ocasião.

Casamentos diurnos são a oportunidade perfeita para quem quer apostar em modelos de vestidos para casamento curtos. Mas eu aconselho evitar modelos curtos demais, pois geralmente chamam bastante atenção. Como já mencionado, a atenção do casamento deve ser voltada à noiva. Sendo assim, opte por comprimentos no máximo um palmo acima do joelho.

Outra dica é evitar modelos muito brilhosos. Por ser uma cerimônia que acontece durante o dia, a luz do sol interfere bastante. Logo, brilhos e tecidos brilhosos como o tafetá costumam refletir muito a luz e chamam atenção demais.

Vestidos para casamento noturno

O casamento noturno é geralmente marcado por muito luxo e glamour. Portanto, os vestidos para casamento nesse tipo de cerimônia costumam ser mais extravagantes e requintados.

Festas noturnas são a oportunidade perfeita para quem adora modelos brilhosos. Vestidos para casamento longos são opções incríveis nesse tipo de cerimônia, porque conferem ao seu look um ar bem luxuoso.

Aqui você pode investir em decotes mais abertos, vestidos mais justos e modelos no preto. O importante é sempre combinar essas características com acessórios, maquiagem e penteado de modo a compor um visual equilibrado.

Vestidos para casamento noturnos devem ser bem pensados, pois podem se tornarem extravagantes demais com facilidade. Por isso é tão importante verificar o dress code do convite e se atentar a aspectos como o tamanho do decote, comprimento da saia, entre outros.

Vestidos para casamento ao ar livre (campo ou praia)

Os vestidos para casamento ao ar livre são marcados por um ar romântico incomparável. Cerimônias no campo ou na praia possuem esse aspecto mais leve, despojado.

Por ser uma cerimônia mais autêntica e com clima mais descontraído, modelos em tecidos leves e confortáveis como a seda, a renda e o crepe são as melhores opções de vestidos para casamento. Os modelos em cores vivas, pastéis e as estampas são ótimas alternativas.

O comprimento do vestido vai variar dependendo do local onde o evento será realizado. Vestidos longos não são ideais em casamentos na praia, por exemplo. Nesse caso, prefira os modelos midi ou curtos. Se a cerimônia for realizada em locais com piso concreto, os vestidos para casamento longos estão liberados.

Vestidos em cores mais sérias como o preto, cinza e tons de marrom não são as melhores escolhas em casamentos deste gênero. É importante se atentar também à decotes e vestidos curtos demais, pois são mais apropriados para outros tipos de cerimônia, como casamentos noturnos.

Vestidos para casamento na igreja

Os vestidos para casamento na igreja seguem essa linha mais séria e tradicional da cerimônia. Portanto, vestidos longos e com decotes mais fechados combinam perfeitamente com esse evento. Procure por modelos clássicos em cores mais neutras.

Entretanto, o ideal é evitar modelos na cor preta, porque eles podem muitas vezes sugerir um clima de luto. Como disse anteriormente, é bom verificar o convite e o dress code do casamento. Às vezes esse tipo de restrição fica bem especificado lá.

Por se tratar um tipo de casamento que requer modelos mais simples, a alternativa para complementar o seu look são os acessórios. Sendo assim, aposte em brilhantes em caso de casamentos noturnos e acessórios sem brilhos em casamentos diurnos.

Vestidos para casamento longos

Os vestidos para casamento longos são os modelos mais procurados entre as convidadas, porque são o caminho certeiro para um visual elegante e chamativo.

Eles variam desde os mais tradicionais aos mais ousados. Podem ser totalmente fechados, justos, rodados, lisos, estampados, com fendas, entre tantos outros.

Esse tipo de vestido é uma opção bastante segura de traje, mas deve ser escolhido com cuidado. Isso porque vestidos rodados demais costumam chamar muita atenção, e podem soar ofensivos à noiva. O mesmo acontece com fendas muito altas e decotes abertos.

Minha dica é apostar em apenas um desses fatores se você deseja algo mais ousado. Verifique também o tipo de cerimônia e que horas ela vai acontecer. Desta maneira, você não vai destoar do resto do casamento. `

Vestidos para casamento curtos

Os vestidos para casamento curtos são perfeitos para cerimônias diurnas e para quem gosta de diferenciar! Vestidos curtos e rodados são a escolha certa para quem deseja um visual bem romântico.

O desafio para quem quer usar um vestido para casamento curto é fazê-lo ficar elegante e chamativo sem ser exagerado. Por essa razão que os modelos longos são mais procurados.

Mas não se preocupe! Com as escolhas corretas de modelo, tecido e acessórios, os vestidos para casamento curtos podem ser tão incríveis quanto! Prefira modelos com comprimento no máximo um palmo acima do joelho. Aposte em bordados com pedrarias e finalize o look com acessórios.

O vestido ideal para cada biotipo

Existem diversos biotipos e cada um deles pode ser valorizado e destacado dependendo do modelo que você escolher. Separamos algumas inspirações com base em cada tipo de corpo para você se inspirar.

Mas minha dica mais importante na hora de escolher um vestido é: sinta-se confortável nele! Afinal, isso é o mais importante. Até porque de nada adianta escolher um modelo que não te agrade.

Ampulheta

O corpo ampulheta possui a largura dos ombros e do quadril alinhados e são separados por uma cintura bem definida. Portanto, o ideal é investir em vestidos que valorizem suas curvas de forma equilibrada.

Prefira tecidos fluidos e levemente acinturados. Saias evasê e decotes em V são boas opções também.

Pêra

O corpo pêra é aquele que possui mais volume na parte inferior, ou seja, possuir os quadris mais largos que os ombros e a cintura.

Para este biotipo, é recomendado modelos que destaquem a parte de cima do corpo e que deem volume aos ombros. Vestidos ombro a ombro ou canoa alongam os ombros e ficam incríveis em pessoas com essa característica.

Vestidos para casamento estampados e com pedrarias na parte superior também são indicados para esse biotipo.

Triângulo Invertido

Como o nome sugere, este tipo de corpo é aquele que possui as costas, ombros e busto mais largos que os quadris e a cintura. Portanto, os melhores modelos são aqueles que criam volume na parte inferior do corpo.

Saias com volume e babados são algumas das opções para disfarçar a diferença entre os quadris e os ombros. Opte por vestido em cores neutras na parte superior, com decotes mais fechados.

Retângulo

O corpo retângulo é aquele que possui os ombros, cintura e quadril alinhados. Para ele, é recomendado modelos que criem a sensação de curvas. Vestidos mais justos, como tubinhos ou modelos mais acinturados são a escolha ideal para esse biotipo.

Oval

O corpo oval possui todas as curvas do corpo mais acentuadas e normalmente a cintura mais larga. Vestidos mais curtos, que alongam o tronco e evidenciam o desenho das pernas ficam lindos em corpos ovais.

Outra dica é apostar no decote. Ao colocar o busto à mostra, você cria uma silhueta alongada da parte superior do corpo.

Com tantas inspirações, não tenho dúvidas que você conseguirá encontrar o vestido perfeito para o próximo casamento que irá comparecer! Não se esqueça das dicas básicas, como as sugestões do dress code e a variação de modelos e tecidos de acordo com cada cerimônia.

Gostou do post? Confira nossas outras publicações da Mobilize Eventos e fique por dentro de tudo que envolve o universo dos casamentos!

Vote! Quantas estrelas esse artigo merece?

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
A média até agora é 5,00 de 5
Loading...

Comentários

O melhor sistema para organizadores de eventos.
Conquiste seus noivos, aumente sua produtividade e tenha total controle da suas tarefas.
Saiba Mais