O que você está procurando? Encontre artigos, dicas de especialistas, inspirações e modelos de checklists.

Primeiros passos de uma cerimonialista

Ei pessoal! Que bom ter vocês por aqui. Meu nome é Yasmin Campos e eu trabalho com assessoria e cerimonial de eventos. Se você pretende ingressar na carreira de cerimonialista acredito que poderá se interessar por minha história e dicas que darei nesse artigo sobre os primeiros passos da minha carreira. Então fique comigo até o fim!

Já falei um pouco sobre como organizar uma festa de sucesso e é com muita alegria que eu estou aqui para mais uma vez compartilhar um pouquinho do que eu tenho com a mobilize e vocês!

Minha história

Sou proprietária da Yasmin Eventos – Assessoria e Cerimonial e vou te contar alguns dos passos que dei até chegar aqui.

Fotografia: Felipe Gonçalves Fotografia

Confesso que fiquei surpresa quando o pessoal da mobilize sugeriu este assunto, afinal eu, Yasmin com apenas 2 anos de experiência neste mercado e meus 24 anos moradora de uma cidade onde todos se conhecem (as crianças são amigas, seus pais também foram amigos e quando você passa na rua sempre tem alguém que te conhece)… A Yasmin que nunca teve nada a ver com a área de eventos mas que tem uma formação completamente voltada para a área industrial… É isso mesmo? Hahaha

Sim, eu mesma. Eu que hoje tenho convicção que o empenho e a dedicação derrubam as barreiras, e seguir o caminho que você ama faz toda a diferença em sua vida!

Olha, não sei se eu fui a única (acredito que não), mas me apaixonei pelo mundo de festas quando acompanhei de perto os preparativos de um casamento, neste caso, o meu. Não ter uma assessora no meu pré-evento fez com que eu me envolvesse completamente em todos os detalhes dos preparativos, e foi aí que descobri um mundo dos sonhos.

Com uma família sempre muito festeira, onde todos os aniversários tinham comemorações com festa, minha mãe ingressou neste mercado antes de mim (na área de decoração). Eu sempre a ajudando porque gostava de participar desses momentos, mas não havia me achado ainda…

Foi aí que uma amiga pediu para eu ajudar ela no casamento dela (esse pedido é clássico), com a experiência que tive no meu, consegui ajudar em alguma coisa da organização. Logo senti que era isso que eu queria fazer da minha vida!

É claro que nem tudo é tão sonho assim não é? Os boletos vem, os cursos são caros e a concorrência muitas vezes é desleal neste ramo. Foi aí que decidi que eu PRECISAVA fazer a diferença. Logo comecei a fazer cursos (amo fazer treinamentos gente, sério) e me aperfeiçoar mais e mais…

 

Fotografia: Costa Verde Studio Fotográfico

Após o meu primeiro ano tomei consciência de que eu iria investir nisso seriamente! Esta foi uma decisão delicada, pois minha carreira toda foi voltada para a área industrial. Conciliar faculdade, eventos e trabalho estava sendo muito difícil para mim. Então, com o apoio do meu “sócio-oculto”, pedi para sair de meu emprego e me dediquei full-time a minha empresa e minha formação.

Sempre trabalhando em grandes empresas multinacionais, com experiências sempre voltadas para a área de planejamento, vi que eu gostava de planejar, programar e controlar. E então estou aqui contando para vocês os meus passos, espero que gostem.

Vou listar aqui algumas coisas que para mim fizeram e fazem toda a diferença:

Estudar

Fazer cursos na área de assessoria e cerimonial é absolutamente necessário!

Ganhamos experiencias atuando, mas não podemos abrir mão de uma base sólida. Seja online ou presencial, não tem como fugir, é necessário realizar um investimento (geralmente de valor alto). Se formos comparar, em um ou dois eventos já conseguiremos reembolsar o valor que investimos. Isso mesmo, conhecimento NUNCA é custo e sim INVESTIMENTO.

Lembrem-se da importância do dia do casamento. Você confiaria um dia como este em alguém que não está habilitado?

Adquirir experiência

Busque estágio com outras empresas, mesmo que de graça. Trabalhar em eventos com pessoas que já tem experiência fará você evoluir. Uma outra opção é se oferecer para ajudar na organização de feiras, workshops e palestras. Nesse momento não se preocupe em lucrar mas sim em captar todas as informações e experiencias possíveis.

Administração

Invista tempo e dinheiro na parte administrativa da empresa.

Mas Yasmin, na minha empresa eu sou contadora, administradora além de assessora e cerimonialista, não tenho capital, nem porte para isso!

Aí eu te digo: mesmo que você não tenha nenhum funcionário fixo você precisa pensar fora da caixa para se destacar. Então prepare-se hoje para o que você quer ser amanhã!

Se organize financeiramente para investir nesta parte. Procure alguém para te ajudar na administração e na parte financeira da empresa.

Marketing

Então nem só de treinamento é que vivemos, não é mesmo? Além de cerimonialistas temos que ser vendedoras (gostando ou não). Então, invista em sua marca e em treinamentos que farão com que você aprenda a se posicionar estrategicamente. Cuide bem de suas redes sociais e gere conteúdo de qualidade. Todo esse investimento retorna para você em forma de contratos fechados.

Fotografia: Costa Verde Studio Fotográfico

Leitura

Tenha interesse pelas notícias do mercado, principalmente do público que você quer atingir. Leia livros sobre nossa área, sobre administração, rotina, inteligência emocional, etc. Há dois livros que recomento (eles foram indicados para mim e eu comecei a ler, e me ajudaram demais!), são eles:

  • Casamentos – Manual de Planejamento, Produção e Organização” da mestre Sylvia Queiroz;
  • O Milagre da Manhã de Hal Elrod.

Referências e metas

Fotografia: Yasmin Campos

Defina os profissionais que serão sua referência e trace metas (com prazo é claro) para atingir um outro patamar em sua carreira.

Estes na foto comigo são algumas das minhas maiores inspirações:

Organização

Além do conhecimento, é muito importante que você saiba a organizar a sua “agenda”: sua empresa, suas finanças e seus eventos, pois sem organização fica muito fácil de se perder no meio de seus compromissos.

Cada evento exige uma imensa quantidade de detalhes. Eles fazem com que você tenha que organizar seu trabalho, agenda, fornecedores, notificações e eventos de uma maneira que simplifique o seu trabalho.

Ter uma plataforma como a mobilize eventos ajuda muito neste quesito pois eles oferecem tanto a centralização de toda a organização de seus eventos bem como a administração das suas finanças, tudo em um lugar só!

Olha gente, se eu estivesse iniciando e obtivesse essas informações antes eu ficaria feliz demais!

Porque, ao contrário do que muitas pessoas fazem, ser assessora não é só baixar algumas planilhas e começar a usar para organizar um evento.

Ter controle de sua empresa não é só fazer um controle financeiro do que entra ou sai. Marketing não é só colocar uma foto falando de seu serviço na internet. Existe um universo MUITO MAIOR por trás disso e você precisa desvendá-lo!

Não é porque você está começando agora, ou porque é uma empresa pequena, que estes pilares serão menos importantes.

O conhecimento é o nosso maior trunfo nesta área e um posicionamento estratégico te fará crescer.

Tenho certeza que muitas pessoas em nosso setor se desanimam porque os cursos são caros ou porque a concorrência é mais do que desleal. Não deixe que isso abale suas convicções! Você é responsável pelo seu sucesso e quase tudo nessa vida tem um jeito, não é mesmo?

Corra atrás, faça a diferença, dedique-se.

Veja também aqui no blog da mobilize eventos algumas dicas para quem quer trabalhar com eventos e também veja o que faz um profissional em cerimonial para tirar todas as suas dúvidas ao ingressar nesse mercado.

Caso precise de ajuda, pode falar comigo!

Espero que tenham gostado e se você leu até aqui, deixe um comentário, quero saber o que achou.

Até a próxima!

Vote! Quantas estrelas esse artigo merece?

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
A média até agora é 4,79 de 5
Loading...

Comentários

O melhor sistema para organizadores de eventos.
Conquiste seus noivos, aumente sua produtividade e tenha total controle da suas tarefas.
Saiba Mais