O que você está procurando? Encontre artigos, dicas de especialistas, inspirações e modelos de checklists.

O que faz um cerimonialista de casamentos?

Estima-se que o mercado de eventos movimenta mais de R$ 200 bilhões por ano, e que o mercado de casamentos movimenta mais de R$ 21 bilhões. A estimativa é de que existam entre 150 e 250 mil organizadores de eventos sociais no país. Mas você sabe o que os cerimonialistas e organizadores de eventos realmente fazem, quais são as suas funções durante os preparativos do evento, durante o dia e depois?

Diferente do que muitos de nós podemos pensar, o que faz um cerimonialista de casamentos é muito mais do que a recepção do evento. Também conhecido como assessor ou organizador de eventos, o cerimonialista tem várias funções.

Eles entendem o casal para planejar o evento perfeito. Encontram a medida certa entre o sonho dos noivos e a grana que eles têm condições de investir. Conhecem e indicam os fornecedores mais adequados e claro, sabem lidar com as personalidades tão distintas. Evitam que o casal esqueça os detalhes que tornarão o evento único. E se algum desvio de rota acontece, pois nem tudo é perfeito, o cerimonialista tem a experiência para consertar as coisas – sem que os noivos percebam!

Conheço muitos casais que realmente não imaginavam todas as funções que o organizador de eventos realiza. E realmente, no passado não era tão comum as pessoas contratarem um cerimonialista para planejarem seus casamentos.

Hoje, com casamentos mais glamurosos e cheios de detalhes, a assessoria de casamentos se tornou essencial. Se você vai investir o valor de um carro para realizar seu sonho, é importante contratar um motorista profissional… concorda?

Você fazia ideia de tudo isso? Sim, não? Vem com a gente nessa jornada para explorar em detalhes o que faz um cerimonialista de casamentos 🙂

Se o casamento trata-se de uma bela história de amor, o início do trabalho do cerimonialista é conhecer e entender o casal para então guiar os noivos rumo ao casamento que eles sonharam.

Uma fonte de inspiração

Mesmo aquelas noivas que têm bom gosto podem precisar de ajuda na hora de definir os detalhes do casamento: o perfil da cerimônia, o tema da festa, como serão os docinhos e o sonhado vestido de noiva.

Ah… geralmente, a noiva busca essa ajuda com pessoas próximas e em blogs de casamentos e sim, toda ajuda é bem-vinda e realmente traz ótimas ideias para o casamento.

Ao mesmo tempo, o cerimonialista é um profissional que está antenado nas maiores tendências, tanto as atuais quanto as mais clássicas.  Ele(a) consulta regularmente:

  1. vários sites e blogs especializados;
  2. revistas, feiras de noivas, e;
  3. referências em redes como o Pinterest e instagram para apresentar aos noivos todo um portifólio de opções e tornar a decisão deles muito mais fácil.

Então, porque não se aproveitar disso? 😉

Definindo o briefing do evento

Sabe o que significa o tal do briefing do casamento? É um termo usado para o documento que define uma ideia geral de como os clientes desejam que o evento seja. Se o casamento fosse uma obra de arte, o briefing seria aquele esboço inicial, saca?

Então, esclarecida essa parte, o cerimonial de casamento desempenha uma função essencial na criação do “esboço” do que será o casamento. Ajudar os noivos a pensarem em como será a cerimônia e a festa de recepção.

Nos mínimos detalhes, os cerimoniais são profissionais que vão aconselhar sobre a duração, a decoração, o número de convidados, apresentar outros casamentos como inspiração… E depois, formatar as escolhas do casal no briefing. Ele é muito útil nos próximos passos.

Tira as dúvidas e ajuda a decidir

Sejamos sinceros, o noivo normalmente não participa tanto dessa parte, mas durante o planejamento de cada detalhe do casamento, as noivas têm uma série de dúvidas intermináveis para escolher cada minúcia do casamento.

Com isso, ela passa a consultar muitas pessoas (e perder algum tempo) e por fim fazer sua escolha. Até certo ponto isso é prazeroso. Mas acredite: conforme o evento vai chegando e as coisas vão se acumulando, resolver esses detalhes torna-se cada vez mais angustiante.

Por isso, outra grande vantagem para os noivos é que a cerimonialista está sempre aberta para essas consultas inesperadas, muitas vezes disponibilizando o seu contato a qualquer hora do dia.

Assim, os noivos têm acesso à opiniões profissionais sobre cada aspecto do casamento antes de tomar qualquer decisão precipitada.

Planejamento: como e quando você deve dar cada passo

Cerimonialista de casamento ajudando os noivos no planejamento e organização do evento.

Para saber como o cerimonialista planeja os eventos de forma fácil, é legal entender os passos que eles seguem para organizar o projeto.

  • definem todas as datas e prazos importantes para a realização do casamento: o famoso modelo de checklist do casamento que é o documento contendo as tarefas que noivos e organizador têm de completar para que o evento saia nos trinques;
  • detalham o que tem de ser feito: esse é o grande pulo do gato em organizar eventos com um profissional.

    Imagine que na checklist que você encontrou no Google tenha uma tarefa “Contratar espaço para recepção”.

    Ótimo, para qualquer pessoa parece uma tarefa fácil. Um cerimonialista de casamentos competente saberá que isso significa, no mínimo:

    1. Pesquisar pelo menos 3 espaços para recepção.
    2. Fazer a análise dos fornecedores encontrados.
    3. Escolher os espaços que mais gostou e agendar as reuniões presenciais.
    4. Lembrar e comparecer às reuniões.
    5. Escolher o espaço perfeito!
    6. Solicitar e estudar o contrato.
    7. Fechar o contrato e arquivar a cópia do mesmo para o dia do evento.

Trabalhoso, né? Agora imagine que cada uma das muitas tarefas para organizar um casamento se desdobram em algunas más

Para quem nunca organizou um casamento antes (como os noivos de primeira viagem) é muito complicado saber planejar e ter o tempo disponível para fazer tudo isso. Falando em conhecimento, o know-how do cerimonialista também pode gerar economia para o casal.

Fazendo o casamento caber no seu bolso

Além das tarefas, o cerimonialista faz o controle detalhado do orçamento do evento

Como trabalha com vários fornecedores periodicamente, o assessor de casamentos sabe as faixas de preço dos serviços prestados pelas empresas de eventos.

Por si só, esse know-how já é valiosíssimo para que o evento dos sonhos dos noivos caiba no orçamento desejado sem perder em qualidade.

Mas tem outra vantagem que faz contratar um cerimonialista de casamentos ser um ótimo negócio.

O organizador de eventos pode ter parcerias com outros fornecedores que, por sua vez, rendem descontos para seus clientes: os noivos.

Falemos então sobre erros e acertos ao organizar um evento e como um cerimonialista de casamentos ajuda nesses casos.

O bônus da experiência: o que dá certo ou errado?

Um bom profissional de eventos já realizou dezenas de casamentos durante sua carreira. Com isso, ele acumula uma grande experiência para montar um cronograma perfeito de acordo com o perfil dos noivos e do casamento que eles querem organizar.

Depois de já terem vivenciado muitos outros casamentos, eles podem ajudar o casal a evitar uma série de problemas.

Está preparado para os planos B, C e D

Para as casamenteiras de primeira viagem, tudo é novo. Um evento bem sucedido depende dos fornecedores, que podem causar uma série de problemas:

  • descumprir prazos;
  • gerar orçamentos que extrapolaram o planejado, e até;
  • sumirem ou não cumprirem com o contrato.

E caso esses problemas aconteçam, o cerimonial para casamento conhece formas de resolver tudo com rapidez, sem dor de cabeça para os noivos e na maioria das vezes sem que haja prejuízos.

Montagem do seu dream team de fornecedores

Quando estão “desamparados” os noivos têm de perguntar para familiares, amigos e colegas sobre os fornecedores bons e baratos.

Também buscam empresas de eventos em sites especializados e depois dão um jeito de descobrir a confiabilidade delas.

O cerimonialista, por sua vez, conhece a maioria dos profissionais para casamento, já trabalhou com muitos deles em eventos anteriores.

Ele pode passar uma experiência prática sobre como foi o serviço ou produto entregue por cada um deles. Alguns profissionais se preocupam também em como fazer as avaliações dos fornecedores após cada evento para apresentá-las aos clientes.

Com toda essa experiência, os noivos recebem dicas essenciais para que o casamento aconteça como sempre sonharam.

Sabe indicar as empresas certas e confiáveis

Imagine que conforme os noivos vão definindo o perfil do casamento, a cabeça do cerimonialista já pipoca com ideias de fornecedores que se encaixarão perfeitamente no conceito do evento, assim como no valor que você pode pagar.

Ajuda, planeja e corre atrás. Por você.

O que faz um cerimonialista especial é também entregar o serviço de assessoria de casamento. São as funções relacionadas com o planejamento e organização que já falamos um pouco antes.

Além disso, eles também acompanham o andamento do cronograma do casamento e as entregas dos fornecedores, cobrando aqueles que estiverem atrasados, por exemplo.

Faz os fornecedores do casamento trabalharem juntos e bem

Quem já passou por isso sabe que nem toda equipe forma um time. Vou explicar.

Imagine que às vezes, a empresa de fotografia e a de iluminação não se bicam e acabam gerando problemas.

Ou a banda toca as músicas de casamento na ordem errada.

E o decorador pode atrasar o serviço e acaba complicando o trabalho do buffet, sabe?

Por isso, uma das funções mais importantes dos cerimoniais é a gestão de pessoas. Isso é feito com sensibilidade, nas reuniões de fornecedores, conversas de canto e explicações bem detalhadas.

Com essas pequenas ações, os fornecedores envolvidos e os organizadores de casamento ficam todos alinhados sobre o roteiro da cerimônia e da festa. Assim, tudo dará certo.

Afinal, os fornecedores têm que se entenderem e colaborarem entre si – formando um verdadeiro time – para que o evento seja um sucesso!

Cerimonialista de Casamento auxilia nas tensões e equilíbrio emocional dos noivos

A organização de um casamento normalmente dura cerca de 1 ano, desde o início dos preparativos até a realização da festa e a sonhada lua-de-mel.

Porém, a caminhada para o grande dia não é nada fácil. As decisões que os noivos têm de tomar, que já comentamos acima, exigem empenho. A preocupação em não esquecer cada detalhe gera tensão.

O cerimonialista de casamentos alivia esse fardo.

Fica totalmente atento à datas e reuniões importantes

Além de te aconselhar, ele fica responsável por controlar todas as tarefas do cronograma do seu evento. Ou seja, te lembra de cada detalhe:

  • de quando você tem que se reunir com os fornecedores;
  • a data de pagamento de determinado serviço;
  • o prazo para assinar certo contrato, e;
  • as datas limites para gerar documentos e dar entrada no cartório, por exemplo.

Por esses motivos, quando os noivos contratam um profissional em quem confiam, ficam muito mais tranquilos e podem se concentrar apenas nas decisões importantes para o casamento, sabendo que as demais estão todas nas mãos do cerimonialista.

Conhece o “turbilhão de emoções” e se torna um amigo

Nos meses antes do casamento os noivos passam por uma montanha russa de emoções.

É de de esperar: além de estarem organizando um evento complexo e que tem de ser perfeito, ao mesmo tempo estão passando por uma transição para uma vida totalmente nova e desconhecida.

Dependendo do perfil do seu cerimonialista, você pode encontrar nele um amigo que vai te ouvir, entender e dar um bom conselho.

Um conselho de alguém que já viu outras pessoas passarem por aquela situação muitas vezes antes de você e que sabe os atalhos para que isso passe.

No dia do casamento: agora “sim!”

Cerimonialista de casamento ajudando os noivos no dia do evento

Se você imagina que o dia do casamento é o que faz um cerimonialista “suar” pela intensidade, você está… correta.

Ele fica responsável por um monte de coisas, então vamos detalhar o que faz um cerimonialista na grande cerimônia do casamento. 🙂

Acompanha e verifica o trabalho dos fornecedores

O cerimonial de casamento tem o papel de verificar se os fornecedores estão realizando tudo o que foi acordado.

Caso não estejam entregando os produtos e desempenhando os serviços da forma correta, também é função do organizador cobrá-los e exigir que o contrato seja cumprido.

Atende aos seus convidados

Além disso, depois de iniciada a cerimônia e a recepção, na ausência dos anfitriões da festa (que estarão bem ocupados né?), o profissional de eventos dá todo o suporte aos convidados, atendendo-os da melhor forma.

Antecipa e resolve possíveis emergências

Os organizadores de casamento estão sempre atentos à situações inesperadas que possam atrapalhar o andamento da cerimônia e a recepção.

Quer saber alguns casos em que o cerimonialista teve de trabalhar de forma especial para evitar problemas? Olha só algumas das situações – verídicas, temos provas hahah – pelas quais a gente já passou por aqui:

  • A ex-namorada que promete dar um escândalo na festa de casamento e faz com que o cerimonial redobre a segurança na cerimônia;
  • A mãe com problemas graves de saúde que tem de ficar com um enfermeiro de prontidão, durante toda a festa;
  • As duas famílias brigadas e que, portanto, tem de ficar muuuito separadas uma da outra na festa, e com os seguranças de olho;
  • Entre muitas outras situações inesperadas, que podem acontecer mas que, esperamos, não ocorrerão no seu casamento.

Permite que você viva o dia de sonhos

O que faz um cerimonialista de casamento perfeito é agir sem que você perceba os possíveis problemas no dia do evento. Ao amenizar qualquer situação inesperada, eles garantem que o evento siga de acordo com o sonho dos noivos.

O que faz um cerimonialista de casamento após o evento?

Isso é algo que eu pensava: Pô, mas o que faz um cerimonialista depois que o casamento acaba… Recebe a grana e fim de papo?

Ao conhecer melhor o trabalho deles, vi que após o término do casamento, os cerimonialistas ainda têm funções à executar.

Na semana seguinte, o organizador de eventos fica responsável por fazer um relatório sobre todos os acontecimentos e quebras de materiais do buffet, além de outros gastos extras que podem ter acontecido durante o dia do evento.

O papel do cerimonialista deve ser valorizado

Talvez as pessoas não saibam muito sobre o que faz um cerimonialista, porém vimos que os bons cerimonialistas têm as mais diversas funções durante a organização do evento: de ser inspiração pros noivos, passando por um “quê” de psicólogos e por fim dando todo o suporte de atendimento para os seus convidados no dia do evento.

Esse profissional de eventos deve ser valorizado pois realiza muitos eventos sociais no ano chegando a 50, 80 casamentos, por exemplo (faça as contas, pode passar de um casamento por fim de semana).

Isso demanda um profissionalismo muito grande, já que ele tem que lidar com dezenas de fornecedores e muitos detalhes. É necessário uma organização extrema e trabalho duro. #hardworking

Por tudo o que faz um cerimonialista, o profissional deve receber seu devido valor. 

Espero que com esse artigo você tenha entendido o melhor o que faz um cerimonialista de casamento.
Eu sou o Tainan, da mobilize. Tchau! 🙂

Vote! Quantas estrelas esse artigo merece?

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
A média até agora é 4,83 de 5
Loading...

Comentários

O melhor sistema para organizadores de eventos.
Conquiste seus noivos, aumente sua produtividade e tenha total controle da suas tarefas.
Saiba Mais