O que você está procurando? Encontre artigos, dicas de especialistas, inspirações e modelos de checklists.

Músicas para casamento: como escolher?

Particularmente, considero as músicas para casamento como o tempero mágico que cada casal dá à sua cerimônia. A música funciona como uma marca para ficar gravada no consciente dos convidados. Geralmente a escolha é da noiva; afinal, ela é a estrela da festa! Mas não é regra geral, o noivo também dá seus palpites.

Mas, como fazer uma boa escolha se o mundo da música é praticamente, infinito? E mesmo depois de escolhidas, será que elas podem ser usadas? Primeiro, existe uma extensa lista de músicas apropriadas para a cerimônia de casamento. Não tenha medo de perder tempo na escolha daquela que se encaixa em seu agrado.

Olhe, pergunte, ouça e pesquise, pois dentro do infinito do qual falamos, está aquela que vai retratar, exatamente, aquele momento especial, aquele acontecimento alegre, aquela que vai representar o resumo dos fatos que construíram sua história de amor e felicidade. Enquanto seu cerimonialista cuida da organização profissional do casamento, a escolha das músicas é algo bem pessoal e deve ser feita com muita precisão.

Escolhendo as músicas certas

É claro que existem músicas para todos os gostos e ocasiões, mas você precisa tomar alguns cuidados para não atropelar a escolha. Não são todas as religiões, que permitem músicas em suas cerimônias e, quando permitem, não são todos os tipos delas.

Consulte o celebrante

No campo da música há uma variação muito grande de letras, ritmos e estilos. Portanto, se já escolheu aonde vai se casar, melhor mesmo é fazer uma consulta ao celebrante. Ele dirá quais os estilos de músicas permitidos. Depois disso ficará à vontade para fazer suas escolhas. A exemplo das cores, padrões e modelos de calçados e roupas escolhidos para serem usados no dia da cerimônia, também a música apresenta uma variedade incrível de opções que necessitam, obrigatoriamente, de passar por sua escolha. A não ser que já possua predileção por determinado estilo.

Escolha de acordo com o momento

Nós bem sabemos que a cerimônia de casamento tem várias etapas, começando pela entrada dos padrinhos e noivo até terminar com a saída dos novos casados. Enquanto cada etapa pode ter sua música específica, existem algumas dicas para escolher a música certa para cada momento. Vamos à elas:

  • Entrada dos Padrinhos e Noivo: Você pode escolher um instrumental ou uma música cantada, mas essa música não pode chamar mais atenção do que a da entrada da noiva.
  • Entrada da Noiva: Escolha uma música que se destaque e seja forte: ela deve destoar de todas as outras.
  • Entrada de Daminhas e Pajens: Podem ser escolhidos temas de filmes infantis, por exemplo. Também cabem os clássicos mais suaves.
  • Cumprimentos: É o momento em que o casal geralmente coloca aquela famosa “nossa música”, que é a música do namoro. Também cabem músicas tradicionais suaves.
  • Saída: Aqui sim, você pode ficar mais a vontade e escolher uma música mais animada para encerrar a cerimônia.

Mesmo que você tenha escolhido músicas lindas que representem muito bem suas emoções para cada momento, também é importante levar em conta a duração da cerimônia.

Não prolongue muito a cerimônia

Como eu disse anteriormente, a cerimônia do casamento é subdividida em vários momentos distintos. Normalmente são cerca de 6 a 10 músicas, dependendo do formato de cerimônia. Por exemplo: um casamento com 6 músicas dura cerca de 50 minutos, que eu considero uma duração ideal. Após uma hora, os convidados já começam a se revirar nos bancos… e não é isso que você quer, não é mesmo?

Não é interessante que a duração da cerimônia se prolongue, então escolha bem as músicas e, se precisar peça para que a banda toque partes curtas de cada música, ou se alguma delas for muito importante, peça para o DJ tocar logo depois, na festa do casamento.

Músicas para casamento: Clássicas e Populares

Se bem executadas pela banda ou coral contratado, tanto as músicas clássicas quanto as populares ficam lindas e se encaixam perfeitamente na cerimônia de casamento.

Porém, muitas igrejas pedem que as músicas para casamento sejam todas eruditas, por exemplo. E tem quem diga que as músicas populares devem ser inseridas apenas em alguns momentos da cerimônia, como nos cumprimentos ou na saída (falamos sobre isso ali em cima). Enfim, sejam quais forem as restrições e escolhas do seu casamento, listamos algumas músicas lindas para completar o seu grande momento.

Músicas para casamento: Clássicos

Na cerimônia de casamento, tem música impossível de ser deixada para trás. Não que seja uma unanimidade, mas já pensou a noiva fazer sua majestosa entrada na igreja sem a Marcha Nupcial de Wagner ou de Mendelssohn? São clássicos de entrada adotados por noivas do mundo inteiro!

Mas existem outras muito bem aceitas, como:

Se você já tem um bom conhecimento sobre música clássica, as coisas se tornam mais fáceis; mas se não tem, o bom mesmo é se informar. A relação é muito extensa, mas nem por isso pode deixar de ser verificada, sob pena de fazer uma escolha que, ao final, não esteja inteiramente do seu agrado.

E, anote aí: “O casamento é a realização do seu sonho, não pode ter falhas”, portanto, analise e-xaus-ti-va-men-te cada desejo que guardou para esse dia, principalmente a música.

Músicas para casamento: Populares

A música popular, provavelmente, seja a mais fácil para ser escolhida. São canções que todos conhecem, comumente veiculadas na mídia. No geral são músicas que tem muito a ver com lembranças do passado, acontecimentos marcantes do casal, ocorrências com familiares. As possibilidades são imensas. É comum encontrar-se música que parece ter sido feita exclusivamente para você! Escolha de preferência, melodias que sejam alegres e que caiam no gosto dos convidados. Observe que ainda estamos falando da igreja. Sugerimos algumas músicas para casamento populares:

É bom ressaltar que, nos casamentos modernos, é obrigatória a presença de uma boa banda. Neste caso, quem escolhe o repertório são os noivos.

O casamento é uma grande e inesquecível celebração na qual o casal, parentes, padrinhos e todos os convidados do casamento, são protagonistas! E as músicas para casamento tornam essa celebração ainda mais perfeita. Se tiverem sugestões de músicas (principalmente clássicas) para o casamento, por favor, sintam-se à vontade para comentar aí embaixo. Então, mãos à obra e divirtam-se.

Eu sou o Tainan, da mobilize. Valeu! 🙂

Vote! Quantas estrelas esse artigo merece?

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
A média até agora é 5,00 de 5
Loading...

Comentários

O melhor sistema para organizadores de eventos.
Conquiste seus noivos, aumente sua produtividade e tenha total controle da suas tarefas.
Saiba Mais