O que você está procurando? Encontre artigos, dicas de especialistas, inspirações e modelos de checklists.

Música para casamento: playlists e dicas para escolher as suas!

Oi pessoal, tudo bem? Eu sou o Nilson Fidelis, da equipe Mobilize, e hoje vou escrever um pouco sobre um assunto que eu gosto muito: MÚSICA. Sabemos que além da decoração do casamento, do tema, das flores e dos próprios noivos, uma das coisas que dá a cara dos noivos para essa celebração é a música, em especial a música para casamento.

Se você está em dúvida para escolher música para casamento, esse post irá te guiar até encontrar a solução perfeita. Ah, e leia até o fim porque separei algumas playlists de músicas que vão te inspirar para a escolha certa!

Casamento + Música = ESPETÁCULO

O casamento é o ato legal que permite a duas pessoas oficializarem sua relação afetiva diante da lei e da sociedade. A música nada mais é que uma combinação harmônica de sons, sistematicamente executados num determinado espaço de tempo.

Costumo dizer que o casamento é um grande espetáculo. Pelo menos tem todos os componentes de um: Protagonistas, coadjuvantes, figurantes, platéia, equipe técnica, elenco completo. Tá tudo lá!

Nenhum espetáculo faz sucesso se não tiver música. É simples, pense na música como sendo um ingrediente fundamental, para o tempero de um prato especial, criado por um grande chef. No casamento é exatamente assim.

Ao juntarmos todas as peças, formamos um complexo apanhado de pessoas, compromissos, materiais, serviços e ações. Tudo isso devidamente combinado, resulta em algo esplendoroso, que seduz, marca e fascina mentes e corações por muito tempo, às vezes por toda a vida.

Trilha sonora do casamento

Todo show precisa de uma grande Trilha Sonora. A melhor trilha sonora para seu casamento pode ser encontrada aqui. Queremos que você, ao ler e pesquisar em nossas páginas, possa montar uma inesquecível trilha para abrilhantar a festa e emocionar os seus convidados.

O mundo da música é praticamente infinito. É um universo imensurável de sons para todos os gostos. Exatamente por conta desse mundaréu de música à sua disposição, é que se torna difícil a escolha. “Quero essa ou aquela?” Sugiro que, ao iniciar os preparativos para o seu casamento, comece também a ouvir e anotar as músicas que vão fazer parte da sua trilha sonora. Registre o título de cada música, os nomes de seus intérpretes, instrumental ou orquestra.

Lembre-se que a escolha de muitos itens que fazem parte da organização do seu casamento é indelegável, ou seja, a decisão é totalmente sua. A música é uma delas. A escolha pode até parecer fácil, mas acredite, não é. Mas estamos aqui para ajudar com dicas incríveis!

A música precisa ter a sua cara

Cada pessoa trás em si características marcantes que a individualizam diante de outras. É o que se chama de perfil, estilo. Com certeza uma música escolhida por uma noiva extrovertida, dificilmente será aceita por uma noiva romântica e vice-versa. Seja estilosa! A música precisa ter a sua cara. Só assim vai se emocionar e emocionar seu público.

Montamos um grupo de perfis, certamente você vai se encaixar em, pelo menos, um deles. É só uma brincadeira, mas ao final verá que as músicas que escolher vão estar bem afinadas com o(s) grupo(s) ao qual pertence:

Romântica

Noivas românticas são extremamente sentimentais. São dengosas, carentes e sensíveis. Geralmente seguem o que o coração manda. São dependentes e aceitam ajuda de outras pessoas com facilidade.

Temperamental

Cuidado com ela! Tem pavio curto e explode facilmente, mesmo por coisa insignificante. Geralmente não toleram nada que esteja fora de seu agrado. Muda de humor constantemente.

Extrovertida

É um estilo alegre, brincalhão, participativo. A noiva extrovertida fala e gesticula bastante, interage facilmente com outras pessoas. Se adapta com facilidade à situações divergentes.

Introvertida

É tímida. Não é de falar muito. É boa observadora, mas fica na dela. Não gosta de muvuca e prefere ficar ao lado de pessoas conhecidas. Não gosta de dar palpites nem expressar sua opinião.

Criativa

É rápida e esperta. Age com pro atividade, seguindo seu instinto. Confia mais em si que nos outros. É cheia de idéias modernas, high tech.

Celebrantes e religiões

Consulte seu celebrante antes de escolher sua Trilha Sonora. Tanto a religião católica, como a evangélica, costumam ter padrões próprios de permissões para músicas. De repente organiza uma playlist que vai bombar, mas a igreja não permite tocar. Capricha! No dia do casamento não pode haver frustração

Lembra-se da famosa participante do BBB da Globo cantando We Are The World numa língua misteriosa? Era assim: – “I arnuou, I arnou Stilve. I arnuou Ce Simarake So lesta Stilve”. Ridículo né? Se não quiser passar por vexame parecido, melhor ter certeza que o cantor de suas músicas em outras línguas, saiba realmente pronunciar as palavras corretamente.

Momentos musicais da cerimônia

Vamos enumerar um padrão de entradas, sempre lembrando que as vezes é possível fazer pequenas alterações no padrão, de maneira a permitir execução de um maior ou menor número de músicas durante a cerimônia. Por exemplo: incluir uma florista entrando antes da noiva.

O importante é permitir que cada coadjuvante deste inesquecível show, tenha sua própria música dentro da Trilha Sonora do Casamento:

1 – Convidados Comuns

Os convidados comuns chegam aleatoriamente, mas também eles devem ser recebidos de preferência, com uma música orquestrada ou instrumental alegre e suave.

2 – Pais dos noivos

Ah… Os pais, geralmente, não são chegados a músicas com muito movimento, preferem as mais lentas, mais antigas e conhecidas.

3 – Padrinhos 

Para os padrinhos sugerimos uma música orquestrada, com muito movimento, alegre, tipo Orquestra Tabajara, um Billy Vaughn ou Ray Connif. Mas nada impede que escolha músicas interpretadas por cantores, grupos ou corais.

4 – Noivo 

Dependerá de como o noivo vai entrar. Se sozinho, com a mãe, ou até com os padrinhos. Mas precisa ser uma música especial, com batidas fortes. Até uma sertaneja cabe.

5 – Noiva

A música mais importante da cerimônia deve ser executada durante a entrada da noiva. Afinal, ela é a rainha da festa! A própria noiva, com certeza, já fez sua escolha. A música escolhida por ela deve empolgar todos os presentes. É neste momento que os convidados vão dizer:”Nossa, essa música é a cara dela!”

6 – Daminha com as Alianças

Por se tratar de criança, seria muito legal escolher uma música muito alegre, cheia do humor infantil, comum em muitas músicas conhecidas, que vão estar relacionadas em nossas playlists.

7 – Bênção das alianças

Momento de grande respeito e concentração de todos os presentes. Exige uma música suave, voltada para a reflexão. Sugerimos um instrumental bem lento e introspectivo. Quer uma dica? Experimente ouvir – “Sax Amazing Grace”

8 – Assinaturas 

Embora não tenha a mesma compenetração da bênção das alianças, as assinaturas também exigem músicas mais suaves, contemplativas.

9 – Cumprimentos

 Música viva, alegre, festiva, que possa trazer muitas emoções e manifestação de contentamento e sensação de “Ah…Me casei!”

10 – Saída 

Coloque uma música muito movimentada, alegre, marcante. Todos estarão saindo do recinto comemorando juntos com você, ao ritmo da melodia.

Músicas para a recepção

Se houver uma recepção, é possível que tenha contratado também um DJ ou uma banda. Neste caso eles próprios se encarregarão de organizar as seleções musicais que irão ser executadas durante toda a festa receptiva de seus convidados. Mas isso não impede que o casal proponha algumas sugestões de ritmos para agradar a galera, como, por exemplo, uma boa seleção de músicas dos anos 1960, que fazem muito sucesso!

Músicas tradicionais

Existem pelo menos dois momentos do casamento que exigem as músicas abaixo, em grande parte das regiões do mundo.

Marcha Nupcial

Existem duas versões bem conhecidas. Os brasileiros preferem a de Felix Mendelssohn, mas em alguns países da Europa e Estados Unidos a preferência é a de Richard Wagner.

Ave Maria

Conheço pelo menos quatro versões capazes de agradar todos os gostos. Contudo as nossas noivas preferem a de Bach/Gounod ou a de Schubert. A Ave Maria de Caccini é lindíssima.  Se puder ouça com a Orquestra de Concertos Lamoureux de Paris. Aproveite e ouça a Ave Maria de Somma

Nossas playlists

Montamos várias playlists com um grande número de músicas com lindas letras, variados intérpretes e ritmos, destinados a agradar os diversos perfis que descrevemos em nosso post. Esperamos que nossos leitores, noivos ou não, curtam e se divirtam montando a própria seleção musical. Mas não se esqueça, essas são apenas sugestões e lembramos sempre que gosto é coisa que não se discute!

Vamos às playlists:

Playlist – Músicas internacionais

Playlist – Músicas nacionais (Gospel e Outras)

Playlist – Músicas orquestradas e instrumentais

Playlist – Músicas para crianças

Espero que você se divirta brincando de encontrar música passeando pelas diversas listas que montamos. Tenho certeza que a Trilha Sonora do seu casamento será um sucesso!

E lembre-se sempre, para organizar um casamento perfeito sem preocupações, existe a Mobilize Eventos! Conheça a nossa plataforma e tenha toda a organização do seu casamento em um lugar só, sempre que quiser e na palma da sua mão.

Sou Nilson Fidelis, organizei este post com muito carinho. Até mais!

Vote! Quantas estrelas esse artigo merece?

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
A média até agora é 5,00 de 5
Loading...

Comentários

O melhor sistema para organizadores de eventos.
Conquiste seus noivos, aumente sua produtividade e tenha total controle da suas tarefas.
Saiba Mais