O que você está procurando? Encontre artigos, dicas de especialistas, inspirações e modelos de checklists.

Como escolher a maquiagem para casamento ideal!

A preparação das mulheres para um casamento é com certeza um processo que demanda muito pensamento por trás para escolher a melhor combinação de vestido, acessórios, penteado, entre outras coisas. E umas das etapas mais essenciais é a escolha da maquiagem para casamento.

A maquiagem têm o poder de trazer uma pessoa à vida. Ela tem toda uma aura que entrega à mulher grande força e auto-estima. Por isso é tão essencial escolher a maquiagem para casamento que mais combine com o seu visual e te deixe deslumbrante, seja você a noiva, a madrinha ou a convidada de um casamento.

Portanto, para escolher a maquiagem para casamento perfeita, muitos fatores devem ser levados em consideração. Isso porque é preciso garantir um look atemporal e com alta durabilidade. Alguns desses fatores são: quais cuidados com a pele tomar, qual estilo escolher, o que depende também da época do ano do evento, do estilo da festa em si, como combinar o visual com o vestido e os acessórios, e por aí vai.

Cuide bem da sua pele

A primeira coisa que você deve se preocupar são os cuidados com a pele. Pense que seu rosto é a tela de um artista. Ela precisa estar em condições ideais para o que quer que seja que venha por cima fique incrível. Afinal, a maquiagem pode ser retirada, refeita quantas vezes for necessário, mas seu rosto é um só.

Para cuidar da sua pele da melhor maneira, evite tratamentos intensos e que deixam marcas temporárias pouco tempo antes do grande dia. Evite limpezas de pele e tratamentos com laser em datas muito próximas ao evento. Prefira fazer intervenções estéticas desse gênero com pelo menos uma semana de antecedência. Também é importante estar atenta às indicações de tempo de cicatrização e afins.

Além disso, procure manter-se sempre hidratada. Utilize cremes hidratantes e tome muita água. Independente do seu tipo de pele – seca, mista ou oleosa – a hidratação é um fator fundamental para que a maquiagem tenha boa durabilidade e fique com o aspecto mais natural e impecável possível.

Quando a data do casamento estiver se aproximando, invista em máscaras faciais para dar um up ainda maior na textura da sua pele. Se seu tipo de pele for oleosa, indico máscaras detox de argila, por exemplo. Já se sua pele for mista ou seca, máscaras com propriedades hidratantes são as mais indicadas.

No grande dia, utilize produtos de cuidado com a pele suaves, mas que entregam bons resultados. O melhor é usar produtos que você já tenha testado e utilizado por algum tempo, e que saiba que fazem efeito em você. Lave bem o rosto, tonifique e hidrate sua pele. Só então que a mágica da maquiagem pode realçar ainda mais sua beleza!

Observações importantes

Outro fator importante para pensar sua maquiagem para casamento é a época do ano que o evento será realizado. Além das tendências de estação mudarem, o clima interfere diretamente na sua pele e em como ela reage a certos produtos.

Em estações como outono/inverno, invista em tons terrosos e produtos mais hidratantes, devido ao ressecamento natural que acontece devido ao clima mais seco. Já no verão, toda a atenção vai para a criação de uma pele luminosa. Mas, devido ao clima quente que pode derreter a maquiagem, é legal investir em produtos com um toque seco, e adicionar luminosidade com iluminadores.

Além dos aspectos já citados, também é importante pensar no estilo de casamento que foi escolhido e onde o evento vai acontecer. Não faz muito sentido fazer uma maquiagem carregada em um casamento na praia, por exemplo. Ou fazer uma maquiagem muito moderna e cheia de técnicas que estão na moda em um casamento clássico.

Na realidade, o ideal em qualquer maquiagem para casamento é prezar por um visual atemporal. Looks tendência podem se tornarem obsoletos daqui a alguns anos. E quando você olhar seu álbum de casamento, com certeza vai querer se ver em algo que seja belo e elegante independente do passar dos anos.

Mas é sempre bom lembrar que quando o assunto é seu casamento, o mais importante é se sentir confortável e linda. Se você sente que alguma tendência combina muito com seu estilo e te trará boas lembranças, faça-as sem medo.

Por fim, é preciso levar em consideração o seu vestido de casamento e os acessórios utilizados. Vestidos brilhosos combinam muito com looks mais opacos ou levemente acetinados, para balancear o visual como um todo. Vestidos opacos, lisos ou com pouca estampa podem ser combinados com maquiagens mais brilhosas e chamativas.

Como escolher sua maquiagem para casamento

Primeiramente, sempre leve em consideração seu tipo de pele para escolher sua maquiagem para casamento. Se você tem pele oleosa, invista em produtos matte e que garantem longa duração. De fato, o ideal é investir em produtos de longa duração independente do tipo de pele. Afinal, você ficará com essa maquiagem durante horas. Mas existem produtos hidratantes que também garantem esse benefício, se sua pele for seca.

Pesquise, teste e reteste. Converse com a sua maquiadora, se optar pelo serviço. Diga o que você quer, mas também ouça as sugestões dela. A maquiagem para casamento demanda um trabalho minucioso, porque precisa criar um visual que fique deslumbrante ao vivo, mas que também fique incrível em fotos. E isso pode ser difícil.

Sabe quando a maquiagem fica linda nas fotos, mas ao vivo está carregada e muito evidente? Tentamos evitar que isso aconteça. Por isso a preocupação com o tipo de pele é tão importante, além da utilização dos produtos certos.

Evite produtos como pós translúcidos esbranquiçados, delineadores com um aspecto glossy e produtos com fator de proteção solar muito alto. Eles tendem a estourar nas fotos e deixar um reflexo branco. Uma outra dica importante é: tenha sempre por perto um kit retoque. Pó, batom, blotting paper, rímel, lencinhos.

A maquiagem para casamento costuma ser mais neutra, mas nada impede que você adicione toques sutis, que dão aquele up para o seu look. Mas sempre leve em consideração aquilo que você gosta.

Uma das coisas mais importantes também e que você não pode esquecer são os produtos à prova d’água! Afinal, ninguém quer maquiagem borrada quando a emoção bater e não tiver jeito de segurar as lágrimas né?! Delineadores, lápis e máscaras de cílios à prova d’água são mais que essenciais. Procure também bases resistentes à água também.

Maquiagem para casamento de dia

A maquiagem para casamento de dia costuma ser algo mais leve, não tão carregado e com um aspecto natural e luminoso. Pra falar bem a verdade, a glowy skin e toda essa tendência de looks super iluminados é algo que está super em alta e que eu acredito ser um visual atemporal. Referências de décadas atrás já visavam uma pele natural e cheia de viço, como se refletisse o brilho natural da luz.

Outra questão importante na maquiagem para o dia é o batom. Pela praticidade, o ideal são batons líquidos de longa duração. Mas, se você quiser e tiver o tempo para retoques, adicionar um gloss incrementa bastante todo o visual mais natural e diurno. Prefira tons nudes claros e médios, seja ele mais rosado, mais quente ou mais acizentado.

Por ser uma cerimônia que tem interferência direta do sol, é interessante usar produtos com um toque mais seco e com boa duração. Também é bom tomar cuidado com maquiagens com muito brilho, para não estourarem nas fotos. Faça testes para garantir que elas fiquem perceptíveis nas fotos sem nenhum problema.

Uma pele bem bronzeada e iluminada vai te garantir um visual sem igual. Aposte em tons bronze para os olhos e blush rosa queimado ou coral. Mas lembre-se de sempre verificar a compatibilidade com seu vestido e acessórios.

Maquiagem para casamento a noite

Os eventos noturnos naturalmente trazem consigo aquela ideia de glamour e super produção. Cerimônias noturnas pedem uma maquiagem para casamento mais elaborada. Aqui você pode investir em brilhos intensos, batons com cores um pouco mais fortes, contorno um pouco mais definido.

Mas cuidado! Meça bem o que inserir na maquiagem. Colocar todos os elementos pode pesar o visual e não cair tão bem. Combine algo chamativo como batom escuro com um olho mais simples, em tons neutros, menos brilhosos. Ou o contrário. Como já disse e vou repetir ainda mais… Teste! Teste tudo, teste mais de uma vez e quando estiver certa do que quer, teste de novo!

Se você é convidada principalmente e escolheu se maquiar em casa, pratique bem para garantir que no dia do evento você consiga se preparar com mais facilidade. Já se você optou por um serviço com uma maquiadora, mostre inspirações do que deseja e deixe claro quais são suas preferências.

Se você é noiva ou madrinha, o ideal é fazer uma maquiagem teste com a maquiadora. Dessa forma, você tem a garantia de que tudo estará exatamente do jeito que quer. Noivas e madrinhas costumam tirar muitas fotos no grande dia, então é importante estar com a aparência impecável!

Algumas dicas extras para as noivinhas de plantão

A noiva é a grande estrela do evento. Portanto, sua maquiagem tem que ser a mais incrível possível! Planejar o visual de uma noiva é um desafio, pois normalmente há uma demanda de combinar naturalidade com glamour, algo que chame muita a atenção, mas não seja exagerado na medida errada.

Se você é noiva, procure muitas referências, pense com cuidado, converse com a sua maquiadora. Planeje a combinação de cores, pense nos pormenores. Se você tem proximidade com o mundo da maquiagem, fale para a sua maquiadora os produtos que você sabe que funcionam para você e também ouça as sugestões dela.

Deixe claro seu tipo de pele, como ela se comporta, o que você usa de cuidados de pele na sua rotina diária. Dê todo o seu histórico! Quanto mais informação, mais fácil fica criar uma maquiagem para casamento infalível.

Se você não costuma usar muita maquiagem, não se sente confortável com uma pele carregada, ou um olho muito trabalho, diga à ele(a). Não adianta nada todos elogiarem sua maquiagem, mas você se sentir desconfortável nela. Um visual mais natural pode ser tão incrível e elegante quanto algo mais trabalho. É só pensar nas maquiagens de casamentos reais! Sempre extremamente minimalistas e refinadas.

Caso você ame uma maquiagem mais pesada, explicite isso também. Você pode bolar uma super produção que combine a harmonia necessária para um visual de noiva com as técnicas que mais gosta.

Quanto às cores, é comum utilizar tons neutros e batons mais claros. Mas se você não abre mão de um batom escuro, tudo bem! Somente certifique-se que seja um batom de longa duração e que não vá transferir. Leve-o com você também para possíveis retoque.

Mais lembretes

  • Utilize produtos à prova d’água sempre! Eles podem ser complicados para tirar depois, mas garantem que sua maquiagem fique impecável o dia todo! Rímel, delineador e lápis principalmente;
  • Leve consigo batom, rímel, pó (de preferência translúcido que não tenha flashback), blotting paper e lencinhos;
  • Evite tons muito coloridos, que destoam do resto da cerimônia. Teste as combinação de cores com seu vestido, penteado e acessórios;
  • Teste o tom da base e corretivo para evitar erro de subtom e ficar com o rosto rosa demais, amarelo demais, claro demais ou escuro demais. Teste no pescoço e colo, para garantir que a cor esteja de acordo com o resto do seu corpo. O rosto normalmente fica menos exposto ao sol e costuma ser mais claro que o corpo;
  • Tenha sempre em mente o horário da festa e o estilo do evento para escolher sua maquiagem para casamento;
  • Prepare a pele após os olhos pois, em caso de restos de sombra caírem sob seu rosto ou algum erro for cometido, você pode corrigir sem dores de cabeça.

Se você gostou desse post, confira mais conteúdos da Mobilize Eventos e aproveite todas as nossas dicas para tornar seu casamento o dia perfeito!

Por hoje é só! Espero ter ajudado você com algumas das minhas melhores dicas sobre maquiagem para casamento. Eu sou a Suzana da Mobilize e te vejo no próximo post!

Vote! Quantas estrelas esse artigo merece?

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
A média até agora é 5,00 de 5
Loading...

Comentários

O melhor sistema para organizadores de eventos.
Conquiste seus noivos, aumente sua produtividade e tenha total controle da suas tarefas.
Saiba Mais