O que você está procurando? Encontre artigos, dicas de especialistas, inspirações e modelos de checklists.

Lua de mel: escolha o destino perfeito!

Por que Lua de Mel? Claro que você já se pergunto não é mesmo? Eu também já!

Confira esse texto com tudo sobre Lua de Mel! Saiba sobre seu contexto histórico até sugestões maravilhosas pra quem está na dúvida pra escolher o local perfeito para essa viagem dos sonhos!

Afinal, de onde veio a Lua de Mel?

Existem várias histórias para explicar a origem do termo Lua de Mel. A mais antiga você nem vai acreditar! Vem do Deuteronômio, quinto livro do Pentateuco, textos bíblicos do Velho Testamento. Diz lá:

“Se um homem tiver se casado recentemente, não será enviado à guerra, nem assumirá nenhum compromisso público. Durante um ano, estará livre para ficar em casa e fazer feliz à mulher com quem casou.” Deuteronômio 24:5.

Este é o primeiro indício do costume, mas ainda não faz nenhuma referência à Lua de Mel, que vai aparecer bem mais adiante, na Babilônia, onde o termo se popularizou 2.000 anos antes de Cristo. O costume babilônico da Lua de Mel simbolizava a reprodução humana. A lua representava a figura feminina e o mel o masculino. Esta é apenas uma das versões, existem outras bem interessantes.

 

Outras hipóteses sobre a Lua de Mel

Aqui, pro lado ocidental do mundo, a Lua de Mel ficou mais evidente na Inglaterra no início do Século XIX. Era hábito dos recém-casados saírem de férias juntos. O costume se espalhou. Logo os franceses passaram a fazer a mesma coisa. Chamavam de Voyage à La façon anglaise, ou seja: Viagem ao modo inglês/ao estilo inglês.

Casais de outras nações europeias passaram a imitar a prática. Não demorou muito e estava estabelecida a tão romântica e conhecida, Lua de Mel.

Desde sua origem até chegar aos nossos dias, a impressão que fica é que a Lua de Mel não tem mais a mesma graça. Mas não é verdade. É claro que no decorrer dos anos o costume foi se modificando, mas quanto a perder a graça, de jeito nenhum! O conceito permanece intacto e define com clareza a necessidade desse período aos recém-casados. É um momento para quebrarem, em definitivo, possíveis resistências, para fortalecerem seus votos e estabelecerem novas juras.

Eu, sinceramente, acredito que Lua de Mel, significa proporcionar uma pausa “a sós” ao casal, no sentido mais amplo da palavra. Dessa forma, eles podem repor as energias, se refazerem do cansaço emocional e físico que o evento, inequivocamente, produz. Um tempo de calmaria para se conhecerem com mais profundidade como casados, para curtirem momentos íntimos em locais diferentes, bonitos, românticos, paradisíacos. Sem interferências, sem pressão, sem obrigatoriedades, livres, leves e soltos.

Tudo certo, agora é só sair de fininho arrastando as latas…

Certamente você já viu um carro com os recém-casados, saindo de mansinho arrastando um monte de latas vazias? É mais uma fábula do casamento que envolve a Lua de Mel!

Alguns dizem que lá nas antigas, certo casal não via a hora da festa acabar para curtirem a noite de núpcias. Resolveram fugir do local. Para não dar na vista saíram, em silêncio, às escondidas. Mas como todo mal feito acaba aparecendo, amigos descobriram a fuga e amarraram várias latas vazias no carro dos dois. Quando o veículo começou a andar a barulheira denunciou a fuga dos dois!

Outros dizem fazer parte da crendice popular. O barulho das latas vazias arrastadas atrás do carro seria um santo remédio para espantar maus-olhados, invejas e ciumeiras. Mas há quem diga que é pura sacanagem mesmo, só pra “zoar” o casal! Difícil saber o verdadeiro motivo. Você arriscaria um palpite?

A verdade é que a brincadeira virou mais um costume de pós-casamento. Agora, quando as latas começam a serem arrastadas todos saem correndo atrás do carro dando vivas, jogando arroz, pétalas de flores, confetes, serpentinas. Uma espécie de despedida festiva!

Por falar em noite de núpcias, ela não se confunde com Lua de Mel. Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa! O que se pode afirmar, com certeza, é que a noite de núpcias fatalmente acontecerá no período da Lua de Mel. Mas a noite de núpcias é tão cheia de detalhes e segredos que resolvemos fazer um post só pra ela.

Agora que já conhece a origem da Lua de Mel, seu significado e necessidade, vamos falar sobre viagens e seus destinos. Nem vou fazer comentários sobre o tamanho das malas!

Qual vai ser o seu? Carro, avião, busão, ou um transatlântico?

A curtição da viagem de Lua de Mel começa logo pelo meio de locomoção.

Um destino mais próximo pode muito bem ser alcançado com o próprio carro, ou quem sabe, ônibus de carreira. Hoje é muito fácil locar veículos no destino de sua viagem. Mas, dependendo do roteiro, só poderá chegar ao seu destino de avião, ou quem sabe num grande cruzeiro marítimo, atravessando os mares do mundo! Todos os destinos são possíveis quando o bolso permite. Claro!

São milhares os destinos apropriados para uma Lua de Mel inesquecível. Tudo vai depender de quanto estão dispostos a gastar para curtirem seus primeiros momentos de casados.

Aqui mesmo, no Brasil, existem lugares fantásticos para passar sua Lua de Mel, numa boa, com muita variedade gastronômica, passeios incríveis e muito conforto.
O bom de tudo isso é que, viajando pelo interior do próprio país, suas despesas são muito mais leves. Dessa forma sua viagem com certeza, vai caber perfeitamente dentro do seu bolso!

O Brasil é um país fantástico em todos os sentidos. Quando se fala no aspecto turístico, ganha mais força ainda. Se o seu destino é o litoral, locais exóticos, rios, montanhas, cidades, lagos ou fazendas, basta procurar. Só o litoral brasileiro tem mais de 8.500 km!

Com uma extensão dessas é impossível não oferecer belas praias! Os estados nordestinos são os mais privilegiados e contam com uma beleza natural surpreendente. Contudo, ao sair em Lua de Mel, outras atrações podem ser muito bem-vindas.  Um hotel- fazenda, uma cidade histórica, uma estação de água, de esqui, rios, montanhas ou mesmo participar de um festival famoso, assistir a uma competição esportiva.

Mas você também pode explorar o mundo afora!

Contudo, se o desejo é escolher um pedacinho do mundo para entregar-se de corpo, alma e coração ao seu parceiro, vão em frente! Não existe limite para a felicidade, e o mundo está de braços abertos com opções para todos os gostos.

A internet está repleta de destinos e roteiros cinematográficos, dignos dos mais exigentes desejos e sonhos. Contudo é importante dizer que, se não puder, não é necessário optar pelo restaurante 5 estrelas em Paris, nem um cruzeiro para alguma ilha paradisíaca da Polinésia. Muitas vezes uma opção mais simples, menos concorrida é a que vai marcar com mais força seu começo de vida a dois.

Nosso propósito neste post, além de descrever o sentido da Lua de Mel mundo afora, é sugerir ao casal várias opções de roteiros para passarem seus primeiros dias tranquilos na intimidade do casamento.

Tudo é válido em nome do amor e da felicidade!

E-book grátis: destinos para lua de mel!

Com tantas opções neste mundo vasto e lindo, fica difícil escolher o lugar perfeito para a Lua de Mel dos sonhos. Por isso, separei neste e-book diversas opções, nacionais e internacionais, para te guiar no momento dessa escolha!

Para acessar o e-book é só clicar aqui ou na imagem abaixo!

Tenho certeza que você irá encontrar o lugar ideal depois de ver essas sugestões! Espero que eu tenha te ajudado e que você tenha curtido nosso post. Desejo uma boa viagem e que todos os votos de uma Lua de Mel especial e inesquecível se concretize para toda a vida!

Vote! Quantas estrelas esse artigo merece?

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
A média até agora é 5,00 de 5
Loading...

Comentários

O melhor sistema para organizadores de eventos.
Conquiste seus noivos, aumente sua produtividade e tenha total controle da suas tarefas.
Saiba Mais