O que você está procurando? Encontre artigos, dicas de especialistas, inspirações e modelos de checklists.

Lembrancinha de casamento: dicas e 42 inspirações!

A organização de um casamento é um processo cheio de detalhes. Para que tudo fique perfeito e exatamente do jeito que você sempre sonhou, planejar cada aspecto é essencial! Dessa forma, a cerimônia como um todo estará em harmonia e com certeza será um dia inesquecível. Uma das etapas de organização é a escolha da lembrancinha de casamento.

A lembrancinha de casamento é uma forma de agradecimento àqueles que vão dividir ou dividiram um momento tão importante como o seu casamento com você. Existe uma infinidade de opções de lembrancinhas de casamento no mercado, além das opções personalizadas. Isso às vezes pode dificultar sua escolha.

É por isso que hoje eu vou sugerir alguns modelos de lembrancinha de casamento, além de dicas e inspirações, para que seu casamento fique o mais incrível possível!

Minha primeira dica é: escolha uma lembrancinha que combine com o estilo de casamento escolhido para a cerimônia, mas também com você. Dessa forma, tudo vai estar coeso e combinando.

Uma outra dica é escolher algo que seus convidados possam usar posteriormente, fazendo com que eles sempre se lembrem do seu evento! As lembrancinhas de casamento utilitárias são ideais para isso.

Também há a opção de lembrancinhas comestíveis, que podem ser um mimo incrível. O bem-casado é o doce queridinho dos casamentos.

Reza a lenda que esse doce traz sorte e prosperidade ao casal, e representa a união dos recém casados. Além disso, a tradição diz que quem os consumir terá a mesma sorte e felicidade dos noivos! Embale-os de forma personalizada e eles com certeza darão um charme especial ao seu evento.

Além dos tradicionais bem casados, existem outras alternativas como cookies, brownies, amêndoas, dentre outros.

Como escolher sua lembrancinha de casamento

Como qualquer outro item que compõe a organização de um casamento, é importante sempre ter em mente o estilo do evento. A ideia é seguir uma linha coesa entre os elementos que compõem o evento como um todo.

Outra questão importante é pensar no que você deseja com essa lembrancinha de casamento. Muitos casais optam pelos famosos chinelos, pois eles são extremamente úteis para o baile do casamento.

Outras possibilidades de lembrancinha de casamento que são úteis durante a cerimônia são: toalhinhas, repelentes, kit ressaca, lencinhos para o pessoal secar as lágrimas.

Os docinhos também são outra opção bastante adotada. Afinal, quem não fica ansioso com o cardápio de um casamento? Eles, além de lembrancinha de casamento, agregam nesse aspecto também.

Apesar dessas opções serem as mais populares, existe uma infinidade de outras possibilidades. Hoje em dia você encontra várias opções e inspirações na internet, e pode se inspirar nelas e personalizá-las de acordo com o seu gosto. A personalização é sempre uma ótima opção e agrega muito valor ao seu evento.

Um outro fator determinante em qualquer decisão que envolve seu casamento é: escolha algo que reflete a personalidade do casal. Algo que vocês gostam, que combina com vocês. Colocar um pedacinho seu em todos os detalhes do evento faz com que ele seja tanto mais especial.

Independente do orçamento, você encontrará algo que combine com o seu evento e com a sua personalidade. Hoje em dia, é possível encontrar orçamentos dos mais variados, embalagens em diversos tipos de materiais, além das alternativas artesanais.

E falando de alternativas artesanais, também é possível escolher a lembrancinha de casamento DIY. Apesar de gerarem um trabalho extra, elas podem ser extremamente charmosas e criam um ambiente super aconchegante. Os convidados verão ali toda a dedicação do casal para com o casamento.

Tipos de lembrancinha de casamento

Dentre as diversas opções de lembrancinha de casamento, podemos citar algumas como as lembrancinhas utilitárias, as lembrancinhas comestíveis e as lembrancinhas DIY.

As lembrancinhas utilitárias são aquelas que podem ser utilizadas mesmo depois do casamento. Alguns exemplos são: chinelos, sabonetes, toalhinhas, caixinhas, suculentas ou mudas de flores, leques, cd com as músicas do evento, difusores de ambiente, caixinha de bala, entre outros.

A lembrancinha comestível fala por si só. Você pode escolher dentre várias opções, sejam docinhos ou outros alimentos. Algumas opções são: bolo de pote, macarons, mini espumante, amêndoas, pipoca gourmet, entre outros. Como mencionado anteriormente, o bem-casado é sempre uma boa opção.

Já as lembrancinhas DIY são um espaço livre de criatividade. Tudo depende de quem a montará. Você pode encontrar diversos exemplos e tutoriais em canais como o youtube e Pinterest, por exemplo.

Algumas opções de lembrancinha de casamento DIY são cervejas artesanais, doces artesanais – como cookies, bombons, bolos, etc -, velas embaladas em vidrinhos personalizados, entre outros.

Algumas questões importantes

Como dito anteriormente, prefere-se que a lembrancinha de casamento siga o estilo do evento. Depois que a identidade visual do casamento é definida, ela norteia todo o processo de organização da cerimônia.

Definidos o estilo do casamento e a identidade visual, a organização segue uma linha específica. Ou seja, os elementos da cerimônia casam entre si e criam um ambiente organizado e harmônico. Por exemplo, é interessante que tanto aspectos como a decoração e a lembrancinha de casamento sigam a paleta de cores escolhida para o evento.

Outro exemplo: se for um casamento no campo, sugere-se uma lembrancinha de casamento com um ar mais rústico. Invista em caixinhas de madeira e embalagens em tons terrosos, por exemplo. Se a cerimônia for mais clássica, pense em lembrancinhas decoradas em branco e dourado, por exemplo.

Outro ponto importante são os prazos de encomenda. É ideal encomendar com uma certa antecedência, para que não haja dor de cabeça quando o evento estiver se aproximando. Além disso, é preciso considerar o tempo de produção e entrega. E mais, se algo não estiver exatamente como você desejava, ainda resta algum tempo para solicitar modificações, se necessário.

Devido a esses fatores, recomenda-se encomendar as lembrancinhas com 3 ou 4 meses de antecedência. Para a entrega, no caso de lembrancinha de casamento comestível, peça para que sejam entregues no dia anterior à cerimônia, ou dois dias antes. Já para outras lembrancinhas, é ideal recebê-las com um mês de antecedência.

Outras considerações

As lembrancinhas são uma maneira de agradecer a presença de seus convidados. Portanto, certifique-se que haverá lembrancinhas para todo mundo! Encomende uma porcentagem extra por garantia. De preferência, 15% a mais do total dos convidados.

Outro fator essencial são os padrinhos. Devido à sua importância no matrimônio, eles com certeza merecem algo muito especial! Faça uma lembrancinha de casamento especificamente para eles, com uma mensagem carinhosa.
Você pode entregar tanto com o convite ou na cerimônia. O importante é colocar muito carinho ali.

Tenha alguém para monitorar as lembrancinhas. Afinal, pode ser que alguém queira pegar lembrancinhas a mais, e isso pode fazer com que falte para outras pessoas. E isso não é nada legal.

Se sobrarem lembrancinhas, você pode entregar para os convidados que não puderam ir, ou distribuir para quem quiser na festa mesma. Mas lembre-se: é sempre melhor sobrar do que faltar.

Gostou do post? Então confira mais conteúdos aqui da Mobilize Eventos sobre o mundo dos casamentos!

Por hoje é isso! Eu sou a Suzana da Mobilize, e te vejo no próximo post! Um beijo.

Vote! Quantas estrelas esse artigo merece?

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
A média até agora é 5,00 de 5
Loading...

Comentários

O melhor sistema para organizadores de eventos.
Conquiste seus noivos, aumente sua produtividade e tenha total controle da suas tarefas.
Saiba Mais