O que você está procurando? Encontre artigos, dicas de especialistas, inspirações e modelos de checklists.

Estilos de casamento: descubra o ideal para você!

O dia do casamento é com certeza uma experiência única e inigualável. Portanto, para preparar cada detalhe, muita dedicação e pesquisa são necessárias para que tudo fique perfeito! Mas antes de decidir os pormenores do evento, é preciso pensar nos estilos de casamento e definir um para você.

Isso porque é a partir dos estilos de casamento que se define aspectos como: convites, decoração, local do evento, traje dos noivos e até mesmo o buffet. Por isso é tão importante ter em mente exatamente que estilo você deseja.

Os estilos de casamento são dos mais variados e você com certeza encontrará um que combine exatamente com aquilo que procura. Visto que há tantas opções, separei alguns dos mais procurados para te ajudar na sua escolha!

Lembrando que o estilo escolhido deve refletir a personalidade do casal e estar de acordo com suas preferências. Não vale a pena fazer algo que esteja super em alta, mas que não tenha nada a ver com o que vocês gostam e desejam como um casal.

Estilo Clássico

O estilo clássico, como o nome sugere, é o mais tradicional de todos. Em função disso, é ainda hoje um dos estilos de casamento mais procurados pelas noivinhas. Isso porque ele possibilita a realização de todas as tradições mais formais de um casamento.

Quem opta por esse estilo de casamento normalmente realiza a cerimônia na igreja e a recepção logo após, em salões de festa renomados.

Se você é a noiva, aposte em vestidos majestosos, com caudas, além de véus sob o rosto, tiaras com brilhantes, tudo! Já o noivo pode apostar num terno completo, a opção mais clássica dentre os trajes masculinos.

Para a decoração, é legal investir em móveis em cores claras como o branco e o bege, utilizar prataria ou pedraria. E flores! Muitas flores! As mais usadas nos casamentos clássicos são as flores brancas.

Estilo Vintage

O estilo vintage é um dos estilos de casamento com mais personalidade! Ele é ideal para os noivinhos que querem fazer uma viagem no tempo e criar aquele clima de nostalgia.

Visto que possui um ar retrô, o é legal investir em decorações que criem esse clima, como máquinas de escrever, quadros com peças antigas.

Além disso, você pode também utilizar artigos utilizados no casamento dos seus pais ou seus avós, e assim criar um clima ainda mais nostálgico e íntimo.

Se os noivos desejam ficar bem característicos, vale investir em um traje que também traga esse ar vintage. Mas nada impede que utilizem trajes clássicos também, tudo depende do que você deseja.

Se você é o noivo, acessórios como gravatas borboletas, chapéus e suspensórios criam um visual incrível. Para o traje, prefira ternos com tecidos em xadrez, lã grossa ou veludo também são uma ótima pedida. Dessa maneira, você certeza será um noivo com muita personalidade!

Já as noivas podem investir em vestidos bem românticos, com tecidos leves e fluidos. Rendas e modelos em off-white ou bege são muito bem vindos para as noivas que querem estar bem características!

Lembrando que, no fim das contas, o que importa é você estar se sentindo totalmente confortável e deslumbrante com a sua escolha! Portanto, pesquise modelos que estejam de acordo com os estilos de casamento e veja o que mais lhe agrada. Até porque hoje em dia a gente consegue mesclar várias coisas e ainda assim estar combinando com o tema geral do evento.

Estilo Rústico

O estilo rústico é ideal para quem curte o contato com a natureza! Ele normalmente é escolhido em casamentos ao ar livre, seja no campo ou na praia.

A decoração em casamentos com estilo rústico se aproveita da paisagem natural, que por si só já um cenário incrível. Sendo assim, o ideal é apostar em artigos com uma pegada orgânica, feitos com cipós, flores e folhagens.

Além disso, para criar um clima ainda mais aconchegante, vale a pena apostar em artigos DIY (Do It Yourself) para ambientar a locação. Garrafas de vidros com bilhetes dentro por exemplo podem ser ótimas lembrancinhas.

Além do mais, o estilo de casamento rústico pode ser dividido em dois estilos: mais tradicional e o rústico chic. Esse último sendo uma opção que vêm ganhando muita popularidade, pois une aspectos modernos aos rústicos, numa combinação cheia de charme.

No rústico chic, você combina as decorações de folhagens, flores e madeira a artigos como cadeiras tiffany, candelabros e pedrarias para criar um ambiente mais moderno. Para mais, as cores ideias nesses estilos de casamento são as terrosas.

Para o traje, os vestidos fluidos e leves também são ótimas opções. Uma vez que esses estilos de casamento são escolhidos normalmente para cerimônias normalmente realizadas de dia, os excessos de brilhantes podem ser deixados de lado. Rendas e pérolas são a melhor pedida para esses estilos de casamento. Os penteados podem também conter flores e arranjos para fechar todo o visual da noiva.

O noivo pode apostar em trajes mais casuais e fugir das clássicas vestimentas pretas. Aqui também vale peças mais despojadas como gravatas borboletas, suspensórios, flores de lapela combinando com a decoração, entre outros.

Casamento Temático

O casamento temático é ideal para noivos cheio de personalidade que querem fugir das comemorações tradicionais e fazer um evento único! Portanto, para a escolha do tema, os noivos devem levar em consideração aquilo que mais gostam e que mais os caracterizam como um casal.

Vocês podem escolher um livro, filme ou desenho que gostam para se inspirarem. Podem também se basearem na estação do ano, em datas comemorativas (festa junina, por exemplo).

Um dos casamento temáticos mais conhecidos é o casamento country. Nele, são combinados alguns aspectos do casamento rústico, mas com uma pegada mais voltada para o estilo fazenda.

Algumas noivas inclusive decidem trocar o sapato tradicional por uma bota bem característica. Outras vezes são as madrinhas quem fazem isso, ou das daminhas de honra. Já o noivo pode usar um chapéu de cowboy para combinar com o clima, além da decoração temática.

Outros casamentos temáticos bastante conhecidos são: Harry Potter, Star Wars, circense, rock n’ roll, boteco, cinema, entre outros.

Estilo Boho

O estilo boho – ou bohemian – é ideal para os noivos que desejam uma cerimônia super descontraída. O evento normalmente é realizado durante o dia e em ambientes ao ar livre.

O boho é uma mistura de diferentes estilos de casamentos. Ou seja, ele possui aspectos de vários outros estilos e, nessa mistura, ele se forma. Alguns os quais podemos citar: rústico, vintage, hippie, entre outros.

Uma de suas características mais marcantes é a utilização de cores vivas e criação de um ambiente bem colorido e alegre. Tudo isso, claro, em harmonia.

As decorações costumam contar com muitas flores, artigos em madeira, lamparinas e ambientes mais abertos, pois procuram aproveitar a beleza natural que cerca o evento por todos os lados.

Os trajes costumam fugir da seriedade, cabendo aos noivos decidirem o nível de formalidade. O noivo pode apostar em ternos em tons de azul ou um xadrez cinza. Mas pode também apostar em tecidos em veludo ou camisas mais folgadas e despojadas.

Além disso, no estilo boho, vale também a utilização de gravatas borboletas, até mesmo as estampadas, suspensórios, chapéus e lapelas floridas.

As noivas podem abusar das rendas e das transparências. Entretanto, as caudas enormes são dispensáveis, por se tratar de um evento que ocorre em meio a natureza e a barra pode sujar bastante ou te atrapalhar para caminhar.

Acessórios como coroas de flores são uma opção super recomendada, ou ainda penteados como tranças ou semi-presos, que incorporem flores e adornos floridos.

Estilo Minimalista

O estilo minimalista é a melhor opção dentre todos os estilos de casamento para você que preza pela premissa “menos é mais”. Nesse tipo de evento, procura-se salões com paredes claras e pé direito alto. Mas ele também pode ser realizado ao ar livre.

O principal é pensar em composições que possuam somente o necessário para causar a impressão de grande elegância e sofisticação.

Os ambientes costumam ser claros, e a decoração preza por linhas retilíneas. Além disso, tenha em mente que tudo deve ser composto na medida certa, sem abusar nos elementos da decoração.

Procure vestidos com cortes retos, poucos ou nenhum bordado. Por mais que pareçam muitas vezes simples demais, geram uma imagem de elegância incomparável e realçam a beleza da noiva de maneira inigualável.

Para os noivos, os trajes mais clássicos são ideias. Prefira ternos em tons neutros e sem acessórios muito chamativos.

Estilo Shabby Chic

O Shabby Chic, na tradução literal, significa “chique desgastado”. Trata-se de um estilo que se utiliza de decorações que se consolidaram no passado e entram em cena novamente, só que dessa vez de uma maneira desgastada. É um estilo que vêm ganhando o coração das noivinhas.

Os tons pastéis tomam conta do cenário, principalmente o rosa e o branco. Utiliza-se muitos móveis com uma pegada mais vintage, além dos móveis em madeira de demolição. Isso tudo para criar aquele ambiente chic, mas com essa pegada desgastada.

Outros artigos de decoração indispensável no shabby chic são as gaiolas com flores dentro, poltronas antigas, peças de antiquários, vasos antigos.

Os trajes seguem essa pegada romântica. Ou seja: rendas, bordados, penteados com tranças adornados com flores, cores como o off-white ou o bege são ótimas pedidas.

O noivo pode optar por ternos completos em cores como o azul ou o cinza, além das opções mais despojadas com suspensório e gravata borboleta.

Estilo Contemporâneo

O estilo contemporâneo é ideal para aquele casal que está sempre antenado nas últimas tendências e amam aquilo que é mais moderno.

Nesse estilo de casamento, a utilização de transparência e materiais espelhados é bem comum. Ademais, a paleta de cores é inusitada e é um dos aspectos que causa maior impacto.

Outra prática comum neste tipo de evento é a utilização de obras de arte ou de esculturas na decoração para criar um ar vanguardista.

Não há muitas regras estabelecidas para este estilo, visto que ele se molda de acordo com as últimas tendências. A noiva que opta por um estilo mais contemporâneo provavelmente não é muito apegada à tradições.

Portanto, pode usar e abusar do inusitado. Tecidos texturizados, penteados modernos, decotes mais cavados. Tudo depende do seu gosto.

O mesmo vale para o noivo. Desde o black-tie até o terno clássico, tudo vale. Afinal, o que realmente importa é os noivos estarem totalmente satisfeitos com seus estilos de casamento.

Estilo Tropical

O estilo tropical é para os casais amantes das paisagens exuberantes nesse mundão afora! É um estilo incrível e combina principalmente com cerimônias realizadas na praia.

As decorações podem se aproveitar ao máximo de cores quentes, que são características do clima tropical, como o laranja, o vermelho e o amarelo.

Utilize flores e frutas deste clima, que criam um ar super caloroso e aconchegante. Vale também para a lapela, o penteado da noiva e os trajes das madrinhas e dos padrinhos.

Além disso, aposte nas frutas para o buffet e também para a decoração do bolo. Outra ideia incrível são os drinks exóticos, sempre se utilizando das frutas como aspecto principal.

Com o calor característico, vale também pensar em ideias como picolés de sobremesa! Pense em aspectos inusitados e não tenha medo de arriscar! Pode misturar cores, desde que harmoniosas entre si, para criar um ambiente alegre.

Girassóis, peônias, orquídeas, hibiscos, entre outras tantas. Escolha algumas e monte arranjos vibrantes e calorosos.

Para os trajes, invista em vestidos com tecidos fluidos e esvoaçantes, além de acessórios como coroas de flores. O noivo pode utilizar roupas mais casuais também, podendo dispensar até o paletó. Ternos em tons mais claros são boas opções para esse tipo de casamento.

Estilo Industrial

O estilo industrial é um dos estilos de casamento mais ousados. Possui todo um visual de galpão abandonado ou fábricas antigas.

Para casamentos com estilo industrial, a escolha do local é muito importante, visto que é ele que vai caracterizar em grande parte o ambiente. Procure por locações que possuam fiações é canos expostos, tetos altos e paredes não revestidas, com tijolos expostos.

A decoração para esse estilo mistura materiais como a madeira e o ferro, e se aproveita de tons mais sóbrios como o chumbo. Isso tudo para criar um ambiente coeso. É com certeza uma opção cheia de personalidade!

Mini-wedding

O mini-wedding é ideal para você que gosta de um clima mais intimista, e faz questão que seu casamento conte com as pessoas mais próximas e especiais da sua vida.

Isso porque esse tipo de casamento conta com no máximo 100 convidados. Mas, diferente do que muitas pessoas pensam, ele não precisa ser simplista.

Pelo contrário! Justamente por possuir um número reduzido de convidados, você têm a possibilidade de investir pesado em outros aspectos da festa, como a decoração e o buffet.

As referências podem ser as mais diversas, incluindo as mencionadas até agora. O que importa é criar um clima íntimo e aconchegante.

Destination wedding

O destination wedding é o casamento realizado fora da cidade de origem dos noivos. Eles são muito especiais, pois por se tratar de uma viagem feita pelos noivos e convidados, as comemorações não se resumem somente ao dia do casamento.

A viagem costuma durar alguns dias, portanto comemora-se tanto o casamento quanto a lua-de-mel, tudo em combinação. Nós temos um post super detalhado sobre tudo que você precisa saber para organizar um destination wedding perfeito! Confira aqui mesmo no blog da Mobilize Eventos!

Estilos, estilos… E mais estilos de casamento!

Ufa! Muitos estilos, não? Com tantas opções, a última dica valiosa que posso te dar é: dê sempre a preferência para o que vocês mais gostam como um casal. Para o que contempla mais vocês como um casal, para o que é mais a cara de vocês!

Tendências são interessantes e sempre muito bem-vindas, mas no fim das contas é o seu grande dia! Você precisa estar absolutamente satisfeita e feliz com ele.

Se você curtiu esse post, dá uma olhadinha nesses outros posts da equipe Mobilize Eventos.

Eu sou a Suzana da equipe Mobilize Eventos. Espero ter te ajudado e te vejo no meu próximo post! Um beijão!

Vote! Quantas estrelas esse artigo merece?

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
A média até agora é 5,00 de 5
Loading...

Comentários

O melhor sistema para organizadores de eventos.
Conquiste seus noivos, aumente sua produtividade e tenha total controle da suas tarefas.
Saiba Mais