O que você está procurando? Encontre artigos, dicas de especialistas, inspirações e modelos de checklists.

Dia do casamento: Roteiro e dicas para ser perfeito!

O dia do casamento pode ser uma ideia assustadora e tranquilizadora ao mesmo tempo.

“Você aceita esta pessoa como sua companheira para todo o sempre?”

Nessa hora, nem é preciso estar diante do altar para sentir o nó na garganta, o friozinho na barriga! Já imaginou o peso da responsabilidade incorporada nessa frase: “Para todo o sempre”?. Pois é, ninguém escapa dessa pergunta na maioria das cerimônias religiosas brasileiras.

Mas fiquem tranquilos. A formalização do casamento é, possivelmente, a data mais importante nos registros da vida de um casal. Será o ponto de referência para muitos acontecimentos que, certamente, vão marcar o dia-a-dia de ambos ao longo do tempo. É claro que no dia do casamento, o tal friozinho do qual falamos, vai aparecer várias vezes, mas será apenas para lembrar que o dia é especial, de pura celebração, de alegria e felicidade.

Montando o roteiro do grande dia

Se você contratou uma boa assessoria relaxe, no momento certo, os assessores vão dar dicas e orientações para você seguir, de maneira que não é preciso nenhuma preocupação, pois tudo sairá dentro do esperado.

Agora, se não contratou, tudo bem! Não precisa ficar apavorada! Com certa antecedência, chame seus familiares, suas melhores amigas, se reúnam e elaborem um roteiro detalhado para ser usado no dia do casamento. Com certeza, todos vão se sentir muito felizes em poder ajudar e ainda serem peças importantes na realização do seu evento.

Busque, entre eles, a pessoa da sua maior confiança e delegue a ela as obrigações do roteiro do dia.  Dê um nome a elas: Comandante/Comandadas, Sargento/Recrutas, Chefe/Operárias, Fada/Fadinhas. Uma forma carinhosa e bem humorada de levar o roteiro adiante.

O importante é formar uma boa equipe, com tarefas específicas. Todos devem se reportar àquela pessoa de sua confiança que irá centralizar as ações do roteiro. Essa pessoa deve ficar localizada, estrategicamente, em lugar de fácil acesso caso necessite ser localizada por uma de suas auxiliares. Com um celular e um notebook, ela fará a checagem e acompanhamento das suas tarefas do dia. Este cuidado é vital para que as coisas não saiam do controle. Confie nas pessoas que querem ajudar.

Vamos preparar um roteiro simples, mas bem legal para o dia do seu casamento

Veja bem, ROTEIRO não é a mesma coisa que CRONOGRAMA. O roteiro é uma forma simplificada de orientação, enquanto o cronograma é uma ferramenta mais completa com detalhes de tudo que deve acontecer antes, durante e após a cerimônia.

O roteiro é uma maneira de organizar e simplificar todas as suas tarefas, para que você não se perca em nenhum momento do dia. Sinta-se à vontade para alterar o que achar necessário para se adequar com o seu dia do casamento. O que importa mesmo é que você relaxe e aproveite o dia, sem se preocupar em esquecer algo ou em não saber qual é o próximo passo. Vamos lá?

Roteiro do dia do casamento para a noiva

01 – Acordar:

Regule um despertador para acordá-la no horário escolhido. Deixe alguém de sobreaviso para o caso de haver uma falha no equipamento. Não precisa madrugar, escolha o horário em que está acostumada, desde que não seja exageradamente tarde. Dessa forma vai evitar dores no corpo, cansaço, indisposição, olheiras. Bom mesmo seria passar pelas mãos de uma massagista, para deixá-la acesa e disposta!

02 – Levantar:

Ao levantar-se tome um banho, pra lá de morno, demorado e relaxante. Vista roupas e calçados bonitos, confortáveis. Você vai precisar que seu corpo esteja fluindo tão em paz quanto seu espírito. Lembre-se que é possível que tenha que se deslocar várias vezes para vários lugares diferentes neste dia.

03 – Desjejum:

Depois de um banho relaxante, tome um bom café da manhã. Escolha um cardápio leve, acompanhado de sucos, frutas e flocos. Dispense as massas e alimentos gordurosos. Mas, cuidado para não se encharcar! Lembre-se, na hora da cerimônia não poderá ir ao banheiro.

Suas damas auxiliares podem  acompanhá-la no desjejum, convide-as. Serão ótimas companhias e, com certeza, o papo que vai rolar será sobre o acontecimento do dia!

04 – Reunião:

Reúna suas auxiliares e distribua as tarefas de cada uma. Faça uma lista com nomes (apelidos) e números de celulares de todas elas e os locais onde cada uma vai atuar. Estabeleça horário para chegar no local da cerimônia. E lembre-se: Atrasar é tradição, mas não muito. Atrasos longos costumam irritar os celebrantes, padrinhos e até convidados. Mantenha ao seu lado uma ou duas auxiliares de confiança para opinar, sugerir, decidir junto com você situações delicadas, imprevistas.

05 – Fornecedores:

Este item vale para ambos os noivos. Mantenha uma lista com nomes, telefones, endereços e horários contratados com alguns de seus fornecedores. Encarregue alguém da equipe para ligar a cada um deles e confirmar a realização do serviço, conforme o contratado:

  • Maquiador
  • Cabeleireiro
  • Decorador
  • DJ
  • Banda
  • Segurança
  • Celebrante
  • Músico
  • Cantor
  • Fotógrafo
  • Cinegrafista
  • Buffet
  • Bebida
  • Gelo
  • Eletricista
  • Motorista

06 – Compromissos:

Relacione os compromissos do dia em ordem cronológica. Estabeleça um espaço de tempo entre um e outro para que possa se deslocar, se for o caso. Evite fazer provas no dia. Jóias, alianças, roupas íntimas, vestidos, calçados, etc, devem ser provados com antecedência, para evitar ajustes/consertos apressados, caso sejam necessários.

07 – Execução do Roteiro:

Terminada a reunião com as auxiliares, distribuída as tarefas, para os primeiros compromissos, sinta-se alegre e feliz. Se um fotógrafo apontar a câmera para você, faça caras e bocas, divirta-se! Deixe a seriedade para o momento da cerimônia. Se bem que, seriedade não é sinônimo de cara fechada, né?

08 – A cerimônia:

Existe um passo-a-passo do cerimonial que deverá ser observado pelos noivos, padrinhos, damas e pajens. Durante a cerimônia, todos os olhares estarão centralizados na noiva. Cada um fazendo um juízo diferente a seu respeito:

“… Ah que linda!”;

“… Nossa, ela está divina!”;

“… Vejam, que vestido!”;

“Humm… Queria ser eu no lugar dela!”;

“… Olha, que sorriso! Ela está maravilhosa!”.

Mas a noiva deve estar concentrada para não perder o foco, não perder a postura, não perder a sequência do rito estabelecido pelo celebrante, não perder a simpatia. Quando sentir que o olhar de um convidado cruzou com o seu; retribua com um leve sorriso.

09 – Fotos e Festa:

Logo após a cerimônia, na saída da igreja, costuma-se permitir que os pais e padrinhos cumprimentem o casal. O momento que antecede o início da festa, geralmente é utilizado para fotos e vídeos, com pais, padrinhos, familiares e amigos em geral. No local da recepção, os recém casados terão lugar reservado e estratégico para que todos os demais presentes possam cumprimentá-los. Se houver dança, primeiro os recém casados, depois os demais.

O mais importante que você deve lembrar durante todo o dia do casamento: A festa é sua, aproveite da maneira que achar melhor!

Dicas importantes que você deve e precisa saber

Que tal uma boa música para acalmar?

No local onde você estiver sendo preparada para a cerimônia, peça a instalação de um som ambiente, mantenha uma música suave, relaxante, pra espantar qualquer tipo de preocupação. Claro que você tem seu próprio gosto, mas a título de sugestão, podemos indicar algumas como:

  • Enya – Only Time, Anywhere;
  • Alanis Moriseti – In The Arms of An Angel;
  • Yamandu Costa e Domingunhos – Wave.

É possível montar uma bela seleção com ótimos clássicos.

Mas o que devo colocar nesse roteiro?

Nossa sugestão é que sejam apenas lembretes de locais e horários de compromissos e tarefas que você precisa realizar junto a alguns fornecedores que você contratou. De pronto sugerimos que não se sobrecarregue querendo ver, a todo o momento, as anotações do roteiro. Coloque alguém de sua confiança para fazer isso, deixando você livre, leve e solta para dar e receber a atenção que você merece.

Damas de honra adultas

Na hora de escolher as damas de honra decida por damas adultas. Além de evitar problemas, cenas de birra e imprevistos que as crianças são conhecidas por causar, está na moda!

Noivas europeias usam damas de honra adultas em seus casamentos. Convide suas amigas, suas parentes, para serem suas damas. Pois, além de acompanhá-la na entrada da igreja, ainda podem ser de grande ajuda na organização dos preparativos, que não são poucos!

Aproveite o início do dia

Releia seu roteiro com cuidado e muita calma. Reveja todos os lugares que precisa comparecer e todas as tarefas que exigem sua presença antes, durante e após a cerimônia. Verifique cada horário e local. Sua dama de confiança deve fazer este acompanhamento junto com você.

Não se esqueça que este é o seu dia de princesa.

Fique linda desde cedo. Se vista com roupas próprias para o clima do dia. Já pensou, sentir-se incomodada por uma roupa mal escolhida? Lembre-se que é possível saber das condições do tempo com alguns dias de antecedência.

Mantenha-se sorridente, descontraída, em clima de alegria

Demonstre que está feliz. Sorria, dê atenção a quantos puder. Divirta-se para contagiar quem estiver por perto. Sempre que der um tempinho, mande um recado carinhoso para seu futuro marido. Sentir-se lembrado no meio da correria é muito estimulante. Além disso, a troca de informações é importante a ambos, para terem uma noção de como as coisas estão caminhando.

Tenha uma “sombra”

Pode parecer exagero, mas seria importante escolher uma de suas auxiliares para ficar de olho em você, na sua maquiagem, que deve ser retocada quantas vezes forem necessárias. De olho nas poses para fotos quando um fotógrafo estiver por perto. De olho nas vestes, calçados, cabelos; uma espécie de personal shadowstylist. Faça dela a sua sombra para que nada possa tirar seu brilho de estrela!

Lembre-se, o roteiro deve ser feito com bastante antecedência. Tudo que tenha que ser feito no dia do casamento, deverá ser relacionado no papel, de preferência em ordem cronológica, de maneira que possa sair de um compromisso e partir para outro.

Finalmente, jogue os cabelos para os lados, erga o queixo, acerte o passo, e desfile feito uma deusa, porque você merece!

Lidando com o que pode dar errado

“Ai, meu Deus, se acontecer alguma coisa errada hoje, o mundo vai cair em cima de mim!”

Nada disso! O mundo não vai cair sobre você. Ao contrário, vai se abrir e receber você e o amor de sua vida, num grande abraço!  É claro que num dia cheio de coisas a serem feitas, algo inesperado pode acontecer.

Pequenos acidentes acontecem

Uma taça que se quebra, uma mancha que aparece na roupa, um pequeno ferimento no dedo – Já pensou se for naquele da aliança? – Coisas assim podem interferir no seu humor. Uma noiva mal-humorada não é nada bom. Por isso, no dia do casamento, evite lugares aglomerados e estressantes.

Se descobrir que algo não deu certo, não se desespere, respire e cobre a solução de seus auxiliares. Imprevistos, pequenos incidentes são acontecimentos normais, muitas vezes difíceis de serem evitados, por mais cuidado que se tenha.

Se por algum motivo surgirem situações que possam produzir algum fato negativo, lembre-se que você montou uma equipe com pessoas competentes, muito próximas a você, que estão dispostas a fazer de seu dia, o mais lindo do mundo!  Portanto, chute a zica pra longe, bata três vezes na madeira e descarte! Afinal você não está sozinha. Não se esqueça que nós também estamos aqui com você, orientando, sugerindo, dando as melhores dicas pra fazer de seu dia um mimo!

Como preparar corpo e mente para o dia do casamento?

Naturalmente, o dia do casamento traz consigo uma ansiedade, que pode provocar algum desconforto. Isso pode ser diminuído ou até evitado.

Sei que é difícil, mas tente dormir mais cedo no dia anterior ao do casamento. Se o sono estiver demorando a chegar, ouça uma música suave, deixe o quarto na penumbra. Pense no que estará fazendo dois dias depois, ao lado do seu marido! Ligue para alguém que seja divertido, dê algumas risadas que a ansiedade vai afrouxar e você dormirá serena e mansamente.

Sinta-se leve, não apresse nada; deixe que sua equipe trabalhe por você. Seu dia será longo, mas não pesado nem cansativo se tiver alguns cuidados.  Comece pelo café da manhã. Tudo o que fizer mesmo as coisas mais simples, faça com cuidado para não se estressar e não se ferir.

Se acontecer algo que a deixe chateada, pare uns minutos, mantenha a calma, converse amenidades com alguém para espantar a tensão, descanse um pouco e recomece. Você verá que tudo fluirá dentro do cronograma, na mais perfeita ordem e equilíbrio.

Confiando no que foi planejado

No dia do casamento, o noivo deve estar no mínimo, altivo, seguro e exuberante. Agora, a noiva… Bem, ela é um caso à parte. Vai se mostrar divina, cheia de esplendor e maravilhosamente linda!

O casamento não é apenas um evento para promover a união de duas pessoas que se amam. É muito mais que isso. É um acontecimento mágico, onde jardins são plantados, flores se abrem e sonhos se realizam em meio a perfumes exóticos e inebriantes! É o momento em que, com a permissão de Deus, almas se juntam e se transformam em um só corpo, em um só coração.

Com certeza, durante todo o processo de organização do casamento você se sacrificou, esquentou a cabeça, se preocupou com as inúmeras tarefas que tiveram que ser elaboradas e executadas para que o evento chegasse de forma perfeita, ao grande dia.  Mas, agora o dia chegou e todas as preocupações devem ficar para trás. Hoje, você é o centro das atenções. Exija, peça, use, faça tudo o que tem direito. Porque hoje é o dia do Seu Casamento!

Cada um vai sentir o dia do casamento de maneira diferente. Mas quaisquer que sejam elas, sorria, esbanje alegria, espalhe confiança, abuse da felicidade, porque nada pode ser mais importante que o Seu Dia do Casamento!

Vote! Quantas estrelas esse artigo merece?

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
A média até agora é 5,00 de 5
Loading...

Comentários

O melhor sistema para organizadores de eventos.
Conquiste seus noivos, aumente sua produtividade e tenha total controle da suas tarefas.
Saiba Mais