O que você está procurando? Encontre artigos, dicas de especialistas, inspirações e modelos de checklists.

Como organizar um Destination Wedding perfeito

Destination Wedding é um casamento realizado fora da cidade ou do país de origem dos noivos. Consiste em convidar amigos e familiares para uma viagem inesquecível e celebrar sua união em lugares paradisíacos e encantadores. Podem ser eventos íntimos com poucos convidados, ou grandes comemorações em praias, no campo, num clima urbano de locações dramáticas como um teatro ou castelo.

Para realizar um Destination Wedding é preciso planejar com antecedência para que todos os convidados possam ter tempo de comprar passagens e se programar para a viagem.

O primeiro passo é conhecer o cenário do seu casamento: o destino e local para o “sim”. Depois é preciso informar a todos os participantes a data o local através de um pré-convite que chamamos de “Save the Date”, com prazo de pelo menos 1 ano. Com esse tempo seus convidados terão tempo suficiente para organizarem sua participação em seu Destination Wedding.

Para lhe auxiliar na organização do seu Destination Weddingconsidere contar com um organizador de casamentos que tenha experiência no planejamento de casamentos à distância. Contratar um organizador de eventos local (também chamado de cerimonialista) gera economia de tempo e dinheiro, pois ele conhece os melhores fornecedores e características primordiais para que vocês não corram nenhum risco.

O principal receio de quem deseja casar na praia, no campo ou em algum outro lugar fora da cidade onde reside, é como manter uma organização à distância. É possível planejar um casamento sem visitar todos os fornecedores pessoalmente? Como posso acompanhar os preparativos morando longe?
O seu sonho pode se tornar realidade se você seguir alguns passos importantes:

Antecedência

Comece a organizar o seu casamento pelo menos um ano e meio antes da data desejada para garantir que o local que você deseja e os fornecedores mais requisitados estejam disponíveis. Com essa antecedência você terá tempo suficiente para realizar o planejamento financeiro e informar aos seus convidados (caso eles não residam na cidade do evento) sobre o destino do casório.

Obtenha ajuda

Ainda existem noivos que se arriscam organizando o casamento sozinhos. Entretanto, é altamente recomendado que você conte com pessoas de sua confiança, como o seu noivo, sua mãe ou uma amiga que já se casou e que poderá contribuir com a sua experiência e bons conselhos. Melhor ainda, se alguma destas pessoas da sua confiança resida na cidade onde deseja realizar o casamento, mas tome o cuidado para não a sobrecarregar com as tarefas do casório, este é o trabalho do organizador do casamento.

Organizador do casamento

Para otimizar o seu evento, conferir segurança e bons preços, contrate um cerimonialista especializado em planejamento de casamentos à distância. Esse profissional irá trabalhar a partir dos seus gostos e preferências e será o responsável por transmitir essa linguagem para cada fornecedor contratado. Além de oferecer dicas valiosas conquistadas pela experiência e conhecimento do cenário local, ele vai ajudar na escolha dos serviços e realizar a negociação necessária.

Contar com um profissional que entenda do assunto é essencial. Ainda que a decisão seja sempre sua, você tem que ter alguém que vá aos fornecedores, converse e negocie com eles e que, principalmente, conheça seu gosto e que saiba exatamente como você quer cada detalhe. Caso você tenha outras pessoas de confiança para te dar esse suporte, eles formarão um belo time trabalhando juntos.

Pesquisa e Comunicação

Utilize a Internet para pesquisar sobre estilo de cerimônias e festas que te agradam. Existem muitos sites e blogs especializados, mas a minha dica é utilizar o app Instagram e o Pinterest. As fotografias ajudarão na concepção do projeto do seu casamento, salve aquelas que mais gostarem e vocês poderão envia-las para os fornecedores, afinal, uma imagem vale mais que mil palavras.

Peça ao seu cerimonialista uma lista de fornecedores indicados e visite os sites e redes sociais. Selecione aqueles que mais lhes agradam e peça ao seu organizador os orçamentos e portfólio com imagens ou vídeos de eventos no mesmo local do seu casamento. Outra dica é marcar com o seu cerimonialista uma chamada por vídeo diretamente do escritório de cada profissional, assim vocês poderão avaliar o quesito empatia.

Explore as possibilidades dos recursos digitais, como o envio de fotos, mensagens de áudio. Facebook, Messenger, Whatsapp, Skype e Hangout serão seus maiores aliados na comunicação. Novamente o organizador do evento será o seu braço direito e evitará que você perca tempo com visitas desnecessárias mantendo um cronograma rigoroso e analisando todos os contratos realizados.

Organize as visitas

Mesmo com a facilidade da Internet, é prudente conhecer alguns serviços pessoalmente, por isso recomendo que você considere duas viagens à cidade onde acontecerá o casamento.  A primeira viagem pode ser feita no início dos preparativos para conhecer o lugar fazer degustações de alguns buffets, docinhos e até bolo do casamento.

A segunda viagem, cerca de três meses antes do casório, será destinada ao planejamento e organização dos últimos detalhes como demonstração da decoração do casamento, escolha das músicas da cerimônia e festa, a definição do cardápio e uma ótima oportunidade para você fazer a prova do cabelo e maquiagem.

Programe a sua viagem com uma semana ou até 4 dias de antecedência do seu casamento, desta forma, o detalhamento do evento acontecerá com mais tranquilidade e você poderá relaxar no dia do seu casamento.

Organização

Mantenha tudo o que for relacionado com o casamento organizado. A melhor ferramenta disponível para organizar o e acompanhar cada detalhe do seu casamento com segurança e em tempo real é o app mobilize eventos, disponibilizado pelo seu cerimonialista.

No app mobilize eventos você tem acesso a lista de tarefas em ordem cronológica e com prazos para cumprir cada etapa do planejamento. Mantém os fornecedores, os custos do evento e as datas dos próximos vencimentos organizados e acessíveis através do seu celular. Além disso, você relaciona todos os seus convidados e pode acompanhar a confirmação de presença realizada pelo organizador do seu casamento.

Com o Docs você não precisa mais carregar consigo os contratos e orçamentos, pois é possível subir todos os documentos e até as fotos de referências no aplicativo e acessar em um computador com acesso à Internet.

Segurança

Como você viu é possível realizar o seu Destination Wedding, uma incrível experiência turística para os seus convidados e até a sua lua-de-mel inesquecível no mesmo lugar e render fotografias belíssimas!

Organizar um Destination Wedding requer uma dose extra de organização. Ainda bem que você pode contar com a ajuda de um organizador de eventos especializado e que disponibilize o app mobilize eventos para que você possa acompanhar cada detalhe com segurança.

Gostou das dicas? Que tal marcar o seu casamento em Balneário Camboriú, num local paradisíaco ou numa praia que sempre sonhou?

Se tiver alguma dúvida ou precisar da minha ajuda, entre em contato!

Vote! Quantas estrelas esse artigo merece?

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
A média até agora é 5,00 de 5
Loading...

Comentários

O melhor sistema para organizadores de eventos.
Conquiste seus noivos, aumente sua produtividade e tenha total controle da suas tarefas.
Saiba Mais