O que você está procurando? Encontre artigos, dicas de especialistas, inspirações e modelos de checklists.

Convites de casamento: como arrasar na escolha!

Se duas pessoas que se amam resolvem oficializar publicamente o desejo de se manterem juntas, temos um casamento. O casamento parece uma peça enigmática, cheia de mistérios, mas no fundo é uma grande festa.

 

Geralmente o casamento começa com dúvidas e muitas perguntas:

“Então tá! Vou casar, por onde começo?”, “O que faremos?”, “Como faremos?” É o começo de tudo. No início é um emaranhado de coisas desordenadas, desconhecidas, complicadas. Mas, aos poucos vão tomando forma. E em pouco tempo os noivos entendem que o segredo é planejar tudo, etapa por etapa; criar um projeto. Sim! E uma das etapas mais importantes desse projeto são os Convites de casamento.

Os Convites de Casamento são recheados de detalhes que exigem muita escolha e sensibilidade na hora de decidir pelo mais apropriado, charmoso, capaz de provocar aquele “Oh!”. Ou seja, cor, tamanho, formato, textura, tipo de grafia, mensagens, são apenas partes de outras tantas que você precisa analisar para deixar o convite com a sua cara.

Mas não se preocupe! Vamos elaborar um post minucioso com todas as particularidades que compõem os convites de casamento para que você tenha tranquilidade na hora de montar o seu.

Os convite são o contato mais formal dos noivos com seus convidados. Isso porque você pode enviar anteriormente uma espécie de convite apelidado Save The Date. Ele tem a função de alertar a data da cerimônia com antecedência, para que os convidados possam se organizar e não marquem nenhum compromisso na mesma data.

Mas o que é o Save The Date?

O Save The Date na tradução literal significa “Save a data” ou “Reserve a data” e é muito utilizado em cerimônias como destination weddings. Nesse tipo comemoração, os convidados precisam comprar passagens e reservar quartos de hotéis, e isso normalmente precisa ser feito com bastante antecedência para que não haja contratempos quando a data do grande dia se aproximar.

Ele costuma ser enviado com 6 a 4 meses de antecedência para casamentos tradicionais, e 8 a 6 meses antes para destination weddings – justamente porque neste tipo de evento é necessária uma grande organização prévia tanto por parte dos noivos quanto dos convidados. O Save The Date não costuma ser muito recheado de informações. Nele consta somente o nome dos pombinhos, a data da cerimônia e o local (cidade) de realização do evento.

Você pode customizá-lo da maneira que preferir. Alguns casais optam por fazê-lo de acordo com a identidade visual do evento. Já outros preferem algo mais descontraído, com fotos do casal, tipografia alegre e ornamentados com desenhos. O céu é o limite para a confecção do seu Save The Date!

Esclarecendo algumas dúvidas

Enfim, de volta aos convites de casamento! Eles são uma manifestação de carinho e apreço dos noivos endereçados a todos aqueles que fazem parte do seu círculo de afinidade, parentesco, proximidade. É o sinal verde para mostrar que “Agora vai!”

Como gostaria que fosse seu convite de casamento? Comece pensando na cerimônia como um todo. Para a confecção dos convites, é necessário definir o estilo do seu casamento. Isto é: ele será clássico, luxuoso, rústico, moderno, boho, romântico? É a partir daí que os pormenores da cerimônia serão definidos, então escolha bem o que deseja.

Outra informação importante para a definição do estilo dos convites de casamento é o local onde a festa será realizada. Isso porque a locação também determina como será feita confecção do seu convite – os modelos variam se for um casamento tradicional, no campo ou na praia, etc.

Além disso, existem casais que optam pela Conceitualização do Casamento. Ou seja, cria-se um conceito – baseado na história dos dois – e este é aplicado tanto na Identidade Visual do casamento quanto na decoração e claro, nos convites de casamento também. Para cada casal é criado um conceito diferente, e é isso que torna sua cerimônia única.

Imagine… Pense! Dia da semana, do mês, época do ano, local da cerimônia. O período é de flores ou de frutas? De frio ou calor? Dia ou noite? Cidade ou campo? Tudo isso são fontes inspiradoras para compor a Identidade Visual do seu casamento, que será também a base para a confecção do seu convite de casamento.

Situações Desagradáveis

Situação desagradável é tudo que você não precisa em momento nenhum da vida, muito menos na fase preparatória ou durante seu casamento. Mas se você não se cuidar, essas situações podem aparecer e, inclusive, se transformarem num “barraco”! Já pensou? Fui testemunha de um caso muito constrangedor. Não vou contar, mas foi chato pra caramba!

Uma das hipóteses mais comuns são pais separados que ainda guardam resquícios de mágoas, comportamentos conflitantes, feridas mal curadas. Se tiver casos parecidos em família, melhor acertar as arestas com bastante antecedência evitando, assim, um “carão”. O melhor que se faz neste caso, é deixar um bem distante do outro. Uma sugestão é o mapeamento de mesas, pode ser um bom paliativo.

Ah… Antes que me esqueça, se prepare para responder a alguma pergunta indiscreta, bastante comum. Por exemplo: Vou ser convidada para o seu casamento? Pode vir de uma vizinha, uma colega de faculdade ou uma amiga de infância. Acontece que nem sempre é possível convidar a todos que tem vontade. É natural muita gente ficar de fora de sua lista.

Contudo, a pergunta coloca você numa “saia justa” e muitas vezes você tem que dar explicações. E daí, o que fazer? Sugiro que se prepare antecipadamente com algumas respostas que possam amenizar a situação. Por exemplo – “Me perdoa, mas meu orçamento está bastante limitado, etc.” – ou “Gostaria, mas o espaço que consegui é bastante pequeno…” – ou “Os pais estão patrocinando o evento, nossa lista ficou bastante limitada…”

Formatação do Convite de Casamento – “O que devo escrever no Convite?”

Existem algumas regras para preenchimento do conteúdo do convite, conhecidas como ordem de precedência ou etiqueta (do francês: étiquette). Ou seja, pela importância que a pessoa representa na sociedade, seu nome aparece primeiro, destacando-se dos demais.

Quanto ao casamento, antigamente eram os pais da noiva que assumiam toda a despesa. Portanto, seus nomes apareciam na primeira linha na formatação do convite, a conhecida como linha de host (linha de hospedagem). Era a etiqueta da época, que achava por bem premiar quem arcava com as despesas do casamento aparecer primeiro no convite.

Atualmente, segue-se o mesmo padrão. Ou seja, aquele que patrocina as despesas do casamento é que tem o direito de colocar seu nome na linha de hospedagem e tem a honra de falar no convite. Mas, felizmente, as regras de etiqueta já não são tão rígidas. De maneira que hoje são os noivos quem fazem as regras e montam seu convite da maneira que acharem melhor.

Use toda sua criatividade! Mande por código Morse, sinal de fumaça, pombo correio, e-mail, drone, correios ou o que for. Só não pode se esquecer de dizer quem é você, finalidade do convite, onde, quando, horário, se haverá ou não recepção.

Ou seja, no mínimo o básico. Contudo, um Convite de casamento continua sendo um meio de transmitir informações. Então coloque lá o que achar que vai ser muito legal pra você e para seus convidados.

Preenchendo o Convite

Lembrando que a regra é maleável:

  • 1ª linha – De hospedagem (diz a tradição que são dos pais da noiva os nomes da primeira linha, porque antigamente eram eles que bancavam as despesas do casamento). Coisas da antiguidade. Atualmente não é uma regra inabalável. Portanto, altere à vontade;
  • 2ª linha – do Convite (é o local onde você chama seu convidado para participar do evento. Escreva qualquer coisa que dê a entender que está convidando. O convite pode ser feito logo em seguida aos nomes dos noivos);
  • 3ª linha – Nomes dos Noivos (devem ser mostrados em destaque. Por tradição, o nome da noiva aparece primeiro em qualquer coisa que se faça; é praticamente uma regra. Depois do casamento inverte-se, primeiro o nome do marido. Coisas da tradição. Nada impede que a regra seja quebrada);
  • 4ª linha – Identificação Temporal (dia – sábado, data – 07/05/2021 ou 07 de maio de 2021, ou Sete de maio de dois mil e vinte um. Às 18h30 ou 18h30 horas, ou Dezoito horas e trinta minutos. A escolha é sua. Nos casamentos formais costuma-se desprezar totalmente os números e tudo passa pela escrita alfabética);
  • 5ª linha – De Localização (se a cerimônia é num local e a recepção em outro, localiza-se cada qual em sua linha. Se quiser pode colocar cidade e estado)
  • 6ª linha – complementar (caso seja necessária qualquer outra informação, pode colocar como última linha do convite de casamento)

Nota: Como já dito, nada é tão rígido como antigamente. Uma alteração aqui, outra acolá, tudo bem. A ordem dos fatores não vai alterar o produto, desde que os dados básicos do convite estejam presentes. Quais são os dados básicos? – Nome dos noivos, menção de convidar, local, data e hora. Se pintar algo diferente dentro do espaço do convite, o máximo que pode acontecer é ser considerado uma novidade!

Cartão RSVP (à parte)

Costuma-se entregar junto com o Convite, um cartão RSVP – do francês “Répondez S’il Vous Plaît” (responda por favor) – para ser preenchido pelo convidado, com data certa para ser respondido. É uma forma dos anfitriões saberem, com antecedência, quais e quantos comparecerão à cerimônia.

Deixe claro que deseja a confirmação de quantos adultos e quantas crianças, e que isso é importante. O convidado poderá responder pessoalmente, por telefone, e-mail ou até pelo correio. O importante é que a resposta chegue até os anfitriões.

Dessa maneira, eles poderão organizar seu orçamento. Afinal, conforme o número de convidados é que se determina aspectos como buffet, tamanho da locação, etc.

Uma outra alternativa bastante fácil e prática, levando em consideração a correria enfrentada pelos noivos para organizar seu casamento, é o RSVP virtual. Isso porque nele você envia um convite personalizado em formato de link a seus convidados (que pode ser enviado via whatsapp, e-mail, sms), que os direciona para um site de confirmação de presença. Além disso, não é necessário nenhum tipo de login.

Lá, você possui as opções aceitar ou recusar a solicitação. A resposta é registrada na plataforma de organização do evento e, dessa forma, o organizador do evento terá todas as informações de pendência, confirmação ou recusa do convite. Fácil e rápido! Você pode obter esse tipo de RSVP utilizando o aplicativo de organização de eventos da Mobilize Eventos.

Formatos, preços e qualidade:

O mercado está abarrotado de fornecedores de Convites. Existem milhares de modelos para todos os gostos, tamanhos, cores, formatos, qualidade e preços.

E como muitos casais desejam uma cerimônia singular e original, a personalização dos convites é uma prática muito comum. Até para que todos os aspectos do casamento estejam coesos e de acordo com a identidade visual do evento.

Você pode solicitar alterações em modelos de convite pré-estabelecidos de empresas especializadas no ramo, ou contratar alguém para confeccioná-lo do zero. A personalização te oferece a possibilidade de deixar tudo exatamente como você sonhou.

Além das opções de convites físicos, há também o convite virtual. Este pode ser muito vantajoso quando você pensa na praticidade da coisa. Com ele, você não precisa se preocupar em aspectos como a contratação de uma gráfica para a impressão dos convites, ou se as cores do modelo serão fiéis quando aplicadas em um suporte físico. Além disso, o convite virtual reduz gastos do seu orçamento.

Além disso, sua praticidade é imensa. Afinal, a gente sabe que hoje em dia o pessoal está cada dia mais ligado em tudo que tem conexão com tecnologia. Com o convite e o RSVP virtual, tudo está ali armazenado e fácil para responder. Você não precisa ligar para ninguém, tampouco enviar nada pelos correios.

No ramo de convites de casamento físicos, realmente existe uma infinidade de opções. Convites tradicionais, convites modernos, convites rústicos, etc. Além das opções de estilo, o casal deve se preocupar com vários outros pormenores, como o tipo de papel, tipo de impressão, o tamanho, o formato, os acabamentos, envelope, etc.

Sugiro entrar em contato com uma empresa especializada no ramo para adquirir todas as informações sobre o assunto. Eles podem te dar o norte necessário para a confecção do convite de casamento perfeito.

Convites DYI

Uma outra opção, se você deseja um convite físico e o orçamento está complicado, são os convites de casamento DIY (Do It Yourself). Esse tipo de convite são aqueles que você mesma pode fazer em casa! Ou quem sabe fazer com a ajuda de sua família e amigos mais próximos.

Existem diversos tutoriais no Youtube e inspirações em sites como o Pinterest que podem te ajudar na montagem de convites incríveis, sem a necessidade de contratação de terceiros. Além disso, muitas inspirações que você encontra são feitas com materiais acessíveis ou recicláveis, justamente para lhe ajudar na redução de gastos.

Se você possui o tempo hábil para montar seus convites, se seu casamento possui um porte menor ou se você deseja fazer algo extremamente personalizado e com valor sentimental, o DIY é uma alternativa diferente e muito legal. Confira alguns exemplos de convites DIY abaixo.

Existem também muitos Senões:

  1. Pesquise bastante antes de comprar;
  2. Saiba quantos convites comprar somando o número de famílias e depois os individuais
    Compre um percentual extra (reservas), pois poderá precisar. Normalmente é sugerido 20% do valor total em convites extras;
  3. Só mande fazer os convites depois que tiver certeza da data do casamento;
  4. Procure uma gráfica de confiança que já esteja no mercado de Convites. Exija que apresentem “peças de prova” antes de finalizar a prensagem do material. Analise, corrija possíveis erros, veja se é o material contratado, porque depois de finalizado não terá chance de reclamar;
  5. Confeccione com bom prazo de antecedência, para não ter surpresas desagradáveis. Lembre-se que o convite necessita de tempo de confecção, de escrita, de encaminhamento/entrega. Recomenda-se que os convites sejam encomendados com 4 meses de antecedência, para que o tempo de produção e entrega dos convites seja tranquilo e sem pressa;
  6. Entregue os convites com pelo menos 1 mês de antecedência, para que os convidados possam se organizar. Se houver convidados de outras cidades, entregue os convites com mais antecedência ainda, pelo menos 2 meses. Isso pois esses convidados necessitam organizar aspectos como passagem e estadia.
  7. Cuidado para não extrapolar no número de convidados. Cortar nomes da lista é normal. Mas cuidado, pense bem em quem vai cortar e tenha uma boa explicação na ponta da língua! Até porque é bem provável que será cobrada;
  8. Cuidado na escolha da época (por exemplo: muita chuva, muito frio);
  9. Cuidado para não cometer gafes escrevendo: “você e sua família…” quando o convidado for solteiro ou sozinho. O alerta também vale para o envelope, se tiver.

Onde comprar seus convites de casamento?

Como dito anteriormente, existe uma gama muito grande de empresas de convites de casamento. Além dos e-commerce, há também empresas locais e o pessoal que realiza suas divulgações e negociam orçamentos via redes socais, como Instagram e Facebook, por exemplo. Separamos alguns nomes renomados nesse mercado para te ajudar, caso você esteja um pouco perdido com relação a quem ou que empresa contratar para confeccionar seu convite de casamento.

Elo 7

Link: https://www.elo7.com.br/

A Elo 7 é um e-commerce que oferece convites de casamento, artigos de casamento em geral, além de outros produtos. O site te mostra quem são os fornecedores dos produtos disponibilizados na plataforma, mas você pode realizar sua compra dentro da Elo 7 mesmo, sem precisar ser redirecionado.
Por trabalharem com diversos fornecedores, a quantidade de modelos de convites para casamento e imensa. Além disso, essa variedade possibilita também uma faixa de preço maleável, desde os preços mais acessíveis até os mais caros.

Simples e criativo

Link: https://www.simplescriativo.com.br/

A Simples e Criativo é um e-commerce com gráfica própria. Ressaltam em seu site a preocupação com uma produção de qualidade, e que procuram renovar seus métodos constantemente para que não agridam o meio ambiente. Por controlarem toda a produção, são também reconhecidos pela alta personalização dos convites. Garantem um serviço de qualidade, com diversas técnicas de impressão e atendimento exclusivo.

Além disso, possuem produtos pré-estabelecidos em sua plataforma, caso deseje comprar algo já pronto. Possuem também kits, nos quais além dos convites individuais, você também adquire lista de presentes, tags de convidados, saquinhos, etiquetas e clips.

Andréa Nocera Papelaria Fina

Link: http://www.nocera.com.br

O Atelier Andréa Nocera possui uma variedade de produtos para convites de casamento, desde os convites normais até caixas personalizadas para padrinhos, por exemplo. Seu serviço é também bastante personalizado, sendo necessário entrar em contato com a empresa para a construção do seu convite de casamento. Além disso, possuem um mostruário e um blog, caso o cliente deseje verificar os trabalhos realizados pela empresa.

S-Cards

Link: https://scards.com.br/

A S-Cards é uma empresa com grande reconhecimento online. Possuem blog, canal do Youtube com 56 mil inscritos, perfil no Instagram com +300 mil seguidores e a plataforma de vendas (site). Segundo a empresa, prezam por um serviço personalizado e de qualidade, e são focados em tendências e atualidades.

Modelos de Preenchimento de Convites de Casamento

Separamos alguns modelos de preenchimento de convites de casamento, para que não restem dúvidas na hora de compor o seu! Confira também nossas dicas de frases de casamento para seus convites!

Lembrando que é importante levar todas as dicas em consideração, mas incorporando o seu estilo e o que você mais deseja para o  casamento dos seus sonhos!

Gostou das nossas dicas? Confira muitos outros conteúdos especializados em casamentos e eventos no Blog da Mobilize Eventos! Até a próxima!

 


Olá galera! Sou Nilson Fidelis da Equipe Mobilize. Me sinto um cara importante fazendo parte deste team. Por isso batalho duro por ele e para ele, porque sei que, ao final, todos saem ganhando. Bora escrever mais?

Vote! Quantas estrelas esse artigo merece?

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
A média até agora é 5,00 de 5
Loading...

Comentários

O melhor sistema para organizadores de eventos.
Conquiste seus noivos, aumente sua produtividade e tenha total controle da suas tarefas.
Saiba Mais