O que você está procurando? Encontre artigos, dicas de especialistas, inspirações e modelos de checklists.

Como vender o seu diferencial para os noivos

Oi gente, tudo bem? Aqui na mobilize, trabalhamos todos os dias com profissionais do setor de eventos e nos últimos tempos tenho percebido que, em geral, o organizador tem dificuldades em vender o seu diferencial para os clientes.

Eu entendo o porquê. Aqui na mobilize também somos um time de pessoas criativas. Assim como vocês, a gente fica realizado ao entregar nosso trabalho perfeitinho, bem-acabado e com muita qualidade. O nosso forte, mais do que vender, é encantar os clientes. Também é assim contigo?

Porém a dificuldade em vendas é um problema muito grande: as vendas mantêm a empresa de pé e, mais do que isso, mantêm a sua confiança em alta. Você tem prazer em realizar os sonhos dos clientes, mas também tem de ser reconhecido por isso com gratidão e, claro, com GRANA.

Ao trabalhar com muitos organizadores TOP estamos aprendendo formas muito eficazes que eles usam para vender bem os seus serviços. Claro, vamos compartilhá-las aqui com vocês. Os exemplos serão com a plataforma da mobilize, mas você pode aplicar os conceitos na sua empresa, fechou? Vamos nessa!

Uma apresentação belíssima

O que te vem à cabeça quando pensa em eventos? Eu penso no dia do evento. A indústria de eventos é movida à beleza, design e brilho. Trata-se de um setor muito visual, concorda? Então continuemos.

Por sua vez, o trabalho do organizador junto aos clientes começa bem antes do grande dia. A coisa se inicia lá atrás, quando o cliente te procura pela primeira vez. E mesmo nas primeiras reuniões, o cliente já está vivendo o clima do evento. O clima que ele espera é nada menos que o do parágrafo acima.

Agora chego ao meu argumento: sua empresa está entregando a experiência do evento desde o dia zero? Seu orçamento, reuniões, os seus emails, as planilhas e relatórios que você apresenta para os clientes refletem a qualidade do trabalho que a sua empresa entrega?

Tela “fornecedores” – mobilize eventos

Na mobilize, entedemos que visual e clareza são importantíssimos para os clientes terem uma experiência perfeita desde o primeiro contato. Com a nossa plataforma você poderá fisgar os clientes mais exigentes com uma apresentação clean, e vincular a marca da sua empresa à essa experiência.

Que tal dizer para a noiva que “… organizar o seu evento com a nossa plataforma é muito mais intuitivo. Você e seu noivo terão uma visão mais clara do que é necessário pra tudo sair perfeito e acompanharão em tempo real o nosso progresso”, uma boa né?

Reuniões custam tempo e ninguém mais tem tempo

Eu tenho o costume de conversar frequentemente com organizadores e clientes para entender melhor as necessidades do pessoal. Em uma dessas conversas, pedi para uma organizadora marcar a reunião com um cliente (dela) e olha que curioso o que aconteceu.

Perguntei à ela se achava que o cliente preferia uma reunião no escritório ou uma conferência por Skype. Ela me respondeu que eles preferiam conversar ao vivo e me passou o contato do cliente. Mandei uma mensagem para ele e, quando fiz a mesma pergunta, imagine só? Ele preferiu um Skype pois resolveria as coisas mais rápido.

Esse é o meu segundo ponto: as pessoas não têm mais tempo. Uma reunião vai exigir que o cliente (ou o casal) reserve no mínimo duas horas do dia deles. E não se engane: o cliente não tem prazer em fazer reuniões para resolver problemas do evento. É uma dor necessária para que ele tenha um evento perfeito.

Os clientes e alguns organizadores imaginam que precisam de inúmeras reuniões para organizar o evento perfeito. Na mobilize, a gente está provando o contrário.

“Não se engane, o cliente não tem prazer em fazer reuniões para resolver os problemas do evento. É uma dor necessária.”

 

Organizadores que já usam a mobilize estão conseguindo reduzir o número de reuniões presenciais e ao mesmo tempo aumentar a satisfação dos clientes. Como?

Ao invés dos encontros mensais, os clientes são avisados conforme as coisas acontecem. Encante-os: mostre que eles terão um acompanhamento diário.

Impressione, venda conforto: Mostre que sempre que tiverem alguma dúvida, poderão entrar na plataforma da sua empresa sem sair de casa e o assunto será resolvido pela sua equipe.

Chat – mobilize eventos

Como eu sempre digo, o tempo é um dos nossos recursos mais valiosos. Gerenciar o seu tempo com sabedoria será um investimento e tanto.

Clareza na comunicação: é fácil ser um cliente da sua empresa?

Vamos fazer um exercício rápido? Primeiro, se coloque no lugar de um cliente que contratou os seus serviços. Agora pense nisso:

  • Está super claro por onde o cliente deve entrar em contato contigo em cada situação?
    Se o cliente alterou um contrato com um fornecedor e precisa te enviar o arquivo ou se um dos convidados cancelou a presença no evento, o que o cliente deve fazer? Por onde?
  • Está super claro para o cliente em que momento sua empresa entrará em contato com ele?
    O cliente está seguro de que se não houve contato significa que o evento dele está em dia? Ou ele está esperando uma atualização semanal com as novidades? Ele espera que você cobre as contratações pendentes? Por onde?

Clareza é fundamental em contratos entre pessoas. Por isso, é importante que fique muito bem definido o que, quando e como você realizará suas responsabilidades. E da mesma forma, definir as responsabilidades do cliente.

Quando essa linha é bem definida, ambos têm um parâmetro para avaliar se as coisas estão indo dentro dos conformes. Para que o cliente fique muito satisfeito com o seu trabalho, ele deve saber o que esperar.

Se você usa a plataforma mobilize você pode vender que, contratando a sua empresa, organizar um evento se torna muito mais tranquilo.

O cliente da sua empresa não precisa enviar emails, whats, arquivos e fotos em várias aplicações diferentes: “é só acessar a plataforma”, você pode dizer.

Com a plataforma da sua empresa, o cliente resolve tudo em um único lugar: sobe arquivos, faz anotações sobre os fornecedores, controla os convites. Mostre que a sua empresa permite essa facilidade… conquiste-os!

“O cliente nunca casou”: mostre a visão macro

Parece óbvio, mas nós que trabalhamos todos os dias com eventos frequentemente nos esquecemos: o cliente nunca organizou um grande evento!

Na cabeça do organizador, o processo e a sequência de tarefas necessária para a organização do evento está clara. Os noivos não conseguem enxergar isso.

Vejo que muitos de nossos colegas organizadores não são, digamos, especialistas em explicar isso para os noivos.

Eu costumo comparar a visão do organizador ao nativo de uma cidade grande e a do cliente à de um turista.

Enquanto o nativo tem o mapa da cidade todo aberto e gravado na memória, o turista novato conhecerá apenas os arredores do quarteirão de onde foi deixado.

Se pedirmos para ambos se encontrarem no aeroporto da cidade, o nativo irá sem pestanejar enquanto o turista chegará depois de uma série de tentativas (e erros).

O organizador deve ser um guia na organização do evento. É função dele apresentar quais os melhores caminhos à se seguir e quais evitar. Tudo isso de antemão, para que a experiência do passeio – de ambos – seja boa.

A empresa de organização que usa a plataforma mobilize pode se orgulhar de mostrar a visão macro – o mapa aberto – para seus clientes.

Convença-os de que contratando os serviços da sua empresa a experiência da organização do evento será prazerosa. Com a sua assessoria, mesmo nos momentos de aperto, não haverão surpresas.

Não basta ser, temos que mostrar

Você é uma empresa de organização de eventos e um negócio se sustenta com vendas.

Se você faz tudo o que conversamos acima mas seus clientes não “espalham a palavra” e ninguém fica sabendo… é triste dizer, mas o esforço foi em vão.

Então, por mais que não seja o seu dom natural, divulgue os principais valores que a sua empresa de eventos entrega aos clientes.

Falamos acima de valores incríveis que a plataforma da mobilize ajuda sua empresa a entregar, como: qualidade, comprometimento, iniciativa, integridade… certo?

Agora vamos mostrar exemplos de como você divulgar isso para o mundo.

Divulgue o seu trabalho e você mesmo – sem forçar a barra

Se não és um marketeiro por formação, podes ter dificuldades em divulgar a própria empresa. Pensamos em formas de facilitar isso pra você nas diferentes mídias:

  • No pós-evento
    Uma colega assessora de eventos disse uma frase que marcou “O evento é minha grande vitrine”. A cada dez contratos que ela fecha, 9 vêm de indicações de clientes anteriores ou de pessoas que estavam em um evento organizado por ela. Você pode usar o pós-evento para entrar em contato com os noivos, padrinhos e até alguns convidados especiais. Eles darão feedbacks valiosos sobre o seu trabalho e poderão até se tornarem futuros clientes.
  • No Instagram e Facebook
    As pessoas não são atraídas por postagens mirabolantes e cheias de efeito. Elas são atraídas por empatia e bom gosto. Os perfis sociais da sua empresa devem mostrar o seu dia-a-dia, o making-off, suas inspirações e até pequenos detalhes da sua vida. Em geral, gostamos de marcas que conversam com a gente como se fossem nossas amigas.

    Perfis do Instagram de parceiros da mobilize: @nadiafulcoassessoria (à esq.), @yasmineventos (ao centro) e @denysbenvenutti (à dir.)

  • No seu site
    O site da sua empresa deve ser o seu portifólio. Nele devem ser apresentados os melhores eventos que sua empresa já organizou, os depoimentos dos clientes mais satisfeitos e o que te torna diferente. Também é importante atrair seus clientes para o site. A não ser que você seja um especialista, dificilmente o seu site trará milhares de visitantes de forma natural. Então é sua função direcionar as pessoas para ele, no momento do envio do orçamento, por exemplo.

    Captura de tela do site Eva Del Bianco Assessoria, parceira mobilize eventos em Jaú – SP.

  • Na sua cidade
    Você é uma autoridade na sua região? Se o seu serviço tem qualidade, você não precisa esperar 20 anos para se tornar tão reconhecida quanto a assessora-das-famílias-ricas-da-cidade. Promova eventos para os seus clientes, junto com fornecedores parceiros e, por que não, com outros organizadores de eventos. O seu nome sempre deve estar em alta, sempre entre as principais empresas de organização da região. Go for it!

E aí, já tem várias dicas para atrair e fechar (CLOSEEEE!) contratos com novos clientes e realizar mais sonhos, né?

Espero que tenham gostado e, usando a plataforma mobilize ou não, melhorem o posicionamento da sua empresa no mercado da sua região.

Eu sou o Tainan, da mobilize! Valeus (:

Vote! Quantas estrelas esse artigo merece?

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
A média até agora é 5,00 de 5
Loading...

Comentários

O melhor sistema para organizadores de eventos.
Conquiste seus noivos, aumente sua produtividade e tenha total controle da suas tarefas.
Saiba Mais