O que você está procurando? Encontre artigos, dicas de especialistas, inspirações e modelos de checklists.

Conheça a Mobilize e saiba como organizar um casamento perfeito!

Organizar um casamento é um momento incrível na vida de qualquer noiva, mas que dá um trabalhão, dá! Cada passo tem de ser minucioso e muito bem pensado para que tudo fique incrível. Nada pode escapar o olhar. Por isso é tão importante ter tudo sob controle e conseguir organizar todos os aspectos do seu evento, como o checklist das tarefas, os fornecedores, a lista e a confirmação de convidados, e por aí vai!

Quando algo que envolve organizar um casamento sai do controle, o nervosismo toma conta e te impede de aproveitar um processo que, acima de tudo, deve ser uma experiência gostosa e gratificante. Afinal, só vale a ansiedade e o friozinho na barriga quando o grande dia se aproxima!

Checklist: é preciso estar com as tarefas em dia para organizar o casamento perfeito!

Imagina só… Você tem aquele caminhão de papéis e anotações, planilhas e mais planilhas. Se perder alguma coisa, é problemão! Tem que lembrar tudo de cabeça depois.

Se você não organizar direitinho sua lista de tarefas e ir conferindo o que já foi feito o que resta a fazer, pode acontecer de algo passar batido. E daí quando você se dá conta, precisa fazer as coisas com pressa e em cima da hora.

Sem um checklist, você pode se sentir meio distante da organização do casamento, e a assessoria acaba cuidando de tudo. Por isso, é preciso acompanhar as coisas de perto. Ter sempre em mãos esse checklist e manter sua lista de tarefas atualizada. Assim, você sempre saberá o que já está encaminhado e o que resta fazer. Caso não haja essa organização, as coisas podem ficar bem complicadas.

A lista de tarefas é muito importante também para você ter noção de prazos. Contratar os serviços com antecedência é outro aspecto muito importante do processo de organizar um casamento.

Atente-se aos prazos!

Outro fator importante de possuir uma lista de tarefas bem organizada é para não se perder com os prazos. Alguns serviços como buffet, fotografia, DJ e decoração devem ser pensados com bastante antecedência.

Ainda mais se você deseja contratar algum profissional que possui uma agenda apertada, é importante contratar os serviços com antecedência. Mas também, para certas contratações, saber o número de convidados que comparecerão ao seu casamento é essencial.

Saiba exatamente quantas pessoas comparecerão ao seu evento

Saber quantos convidados estarão na sua cerimônia é de grande importância para contratar fornecedores como buffet, lembrancinhas de casamento, além de fatores como a locação, a quantidade de fotógrafos, entre outros.

Afinal, se sobrar comida demais é prejuízo. Mas se faltar… Os noivos passam pela maior saia justa! Sugiro priorizar sua lista de convidados e pensá-la com muito zelo. Quem você realmente quer que esteja no seu grande dia? Não convide as pessoas por educação. Depois, o peso será no seu bolso!

Além disso, se sua lista de convidados é relativamente grande, você fica preocupada com as confirmações. E aí o RSVP (répondez s’il vous plaît ou responda por favor) é uma etapa essencial. Alguns casais optam por enviar junto com o convite físico, outros contratam um encarregado para fazer ligações e confirmarem a presença via telefone mesmo.

Mas alguns convidados as vezes não tem noção da importância dessa confirmação, não retornam o rsvp físico, ou se houver problemas nas planilhas de resposta do rsvp via telefone, imagina a confusão! E a última coisa que a noiva quer é confusão, não é mesmo? No seu casamento, você certamente quer que tudo dê certo e seja magnífico!

Portanto, é preciso antes de tudo deixar claro a importância da respostas dos seus convidados e organizá-las da melhor maneira possível. Afinal de contas, o número de convidados está diretamente relacionado ao seu orçamento.

Cuidado para não extrapolar o orçamento

Organização é tudo! Principalmente quando o assunto é não pesar no bolso! Quando você se organiza bem, tem um orçamento bem definido e o utiliza de base para a contratação de serviços e fornecedores, tudo flui da melhor maneira.

O problema é quando você não tem muita noção de preços, observa os valores separados e acha que está ok e não orça direitinho tudo o que envolve seu evento. E aí quando percebe acaba extrapolando os valores planejados para a cerimônia.

Definir o orçamento e seguí-lo o máximo à risca possível é importante. Ora, ninguém quer começar a vida a dois com uma baita dívida não é mesmo? Minha sugestão é ter um orçamento com um valor de 15% de margem extra, por garantia.

Invista em bons fornecedores

Quando a gente se preocupa com o orçamento, muitas vezes tentamos cortar gastos. Mas certas coisas demandam serviços de confiabilidade, mesmo se forem um pouco mais caros.

Afinal, quando a gente tenta economizar com tudo, pode acontecer de sofrermos com o tal do “barato que sai caro”… Não estou dizendo para ir atrás dos serviços e fornecedores mais caros do mercado, mas pesquise, se informe. Bons fornecedores são essenciais para que o casamento ocorra da melhor maneira.

Pergunte para amigos e família que já casaram, veja avaliações na internet, entre em contato e veja como você se sente com os prestadores daquele serviço. Seja minuciosa. Esses fornecedores te acompanharão durante todo o processo de organização do seu evento.

E não tem nada pior do que contratar fornecedores ruins e depois ter que ficar lidando com isso durante todo esse tempo!

Mas calma! Nem tudo são espinhos…

Falando assim, parece que organizar um casamento é só dor de cabeça né? Mas não é bem assim… Muitas tarefas devem ser realizadas, mas você não precisa fazer nada disso sozinho.

Na prática, a gente encontra ferramentas, além de pessoas e serviços para nos ajudar! Existem várias opções que podem facilitar muito sua vida.

Bom, eu citei algumas coisas que podem desandar na organização do evento e acabar deixando a noiva de pernas pro ar. Esses problemas podem de fato acontecer, mas existem maneiras de contornar essas possíveis situações problemáticas e deixar você mais tranquila para organizar seu casamento.

Imagina ter todas as suas informações armazenadas em um único lugar, sejam elas informações de fornecedores, lista de convidados, etc. E além disso, ter uma lista de tarefas organizadinha na ordem em que os serviços devem ser contratados, desde o começo da organização do seu casamento. A Mobilize Eventos te oferece essa vantagem.

Com a Mobilize, você tem todos os seus dados armazenados em uma única plataforma. Os nossos servidores dedicados garantem que esses dados permaneçam protegidos. Sendo assim, você não corre nenhum risco de perder nada do processo de organização que já terminou.

E mais! Lá, você tem uma lista de tarefas bem estruturada, com todas as coisas necessárias a se fazer na organização de um casamento, como definir o estilo do casamento, contratar buffet, escolher a locação, etc. Como disse anteriormente, organizar um casamento é um processo cheio de etapas! Justamente por isso, é importante saber quais são suas tarefas e quando realizá-las.

Além disso, na Mobilize você pode fazer o checklist das suas tarefas e estar sempre em dia com as etapas da organização. E lembrando: você pode acessá-las sempre que quiser, basta ter um computador ou smartphone por perto.

Alguns outros recursos importantes

Outra ferramenta muito útil e que vai facilitar o processo de organização do seu evento é a lista de convidados e o RSVP. Na Mobilize, você pode criar sua lista de convidados e adicionar todas as informações de quem você está convidando – nome, telefone, e-mail, se é adulto, criança ou free -, além de poder enviar o rsvp via whatsapp, e-mail, messenger ou link copiável.

Seu convidado com apenas alguns cliques pode confirmar a presença, e ele não precisa ter uma conta na Mobilize para isso. As confirmações aparecem na sua lista de convidados em tempo real e você pode também alterar as confirmações na plataforma, caso seja necessário devido à alguma desistência e vice-versa.

Outro recurso muito utilizado pelos usuários da Mobilize e que pode te ajudar no processo de organizar um casamento é a simulação de custos. Na plataforma, você pode colocar seu orçamento total e, a partir dele, verificar os preços de fornecedores e simular o quanto você vai gastar. Dessa forma, você tem uma noção maior dos custos, das opções viáveis para contratar e não extrapola seu orçamento.

Viu só? Vocês não estão sozinhos nessa! A Mobilize Eventos está no mercado desde 2014 e já realizou eventos por todo o Brasil. Já foram mais de 6000 eventos organizados em 13 estados, envolvendo 5429 pessoas. Não se preocupe! Nós temos a experiência e conhecimento para que você realize o evento dos seus sonhos sem preocupações!

Caso você possua qualquer dúvida a respeito da Mobilize Eventos, sinta-se à vontade para entrar em contato com o nosso suporte. Nós estamos sempre dispostos a te ajudar para que seu casamento seja memorável!

Vote! Quantas estrelas esse artigo merece?

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
A média até agora é 5,00 de 5
Loading...

Comentários

O melhor sistema para organizadores de eventos.
Conquiste seus noivos, aumente sua produtividade e tenha total controle da suas tarefas.
Saiba Mais