O que você está procurando? Encontre artigos, dicas de especialistas, inspirações e modelos de checklists.

Tensão pré-casamento: saiba o que é e como aliviar

Sejamos sinceros, planejar um casamento é uma das ocasiões mais estressantes da vida. Com tantas responsabilidades, coisas para decidir e planejar, muitas vezes a tensão pré-casamento acaba por afetar a relação com a família, fornecedores do casamento e até o próprio noivo. E quanto mais o evento se aproxima, mais essa tensão aumenta.

Calma, a tensão pré-casamento é algo natural! Sabendo disso, é importante estar atenta e perceber os momentos em que a tensão fica à flor da pele. A partir daí, avaliar e mudar como você lida com estas situações. Espero que aproveite este artigo e entenda melhor como relaxar e passe a curtir essa caminhada até o seu grande dia! :)

Como lidar com a tensão pré-casamento?

Selar um compromisso é sempre uma experiência única na vida de cada casal. Já parou pra pensar que o casamento é o maior evento da vida da maioria das pessoas? A maioria das mulheres imaginam desde a infância detalhes de como será o casamento delas.

Historicamente, vocês têm um vínculo emocional muito grande com esse “dia dos sonhos”. E como acontece em tudo em que a gente investe emocionalmente, a ansiedade para que o dia chegue e a insegurança de que algo dê errado podem acabar afetando o casal.

Não confunda o evento com a relação noivo-noiva

Muitos noivos tendem a se desentender por deixar o cansaço falar mais alto na relação. Também não conseguem lidar com as intromissões por parte da famílias (que sempre acaba acontecendo).

São situações mais normais do que se imagina. Organizar o “evento casamento” é algo exaustivo e trabalhoso. São muitos detalhes para serem decididos. Não é a toa que as pessoas buscam saber o que faz um cerimonialista e os contratam para ter um suporte durante os meses de planejamento. Não há dúvidas de que o processo é estressante para os noivos, mas o estresse tem limites.

Se for preciso, peça ajuda! Se as coisas estiverem saindo do controle, não deixe de procurar alguém que ajude a resolver os problemas. Se for necessário, consulte um psicólogo que vai fazer você passar por todo o processo sem desequilibrar-se emocionalmente. De qualquer forma, keep calm and don’t stress!

Recado importante aos noivos: seja leve, releve!

“O cansaço se resolve, descansando. Simples assim”. Sabemos que, organizar um evento tão importante, vai causar desgastes e stress. Sabendo disso, lembre sempre que a festa de casamento representa unicamente, o casal que vocês são.

A tensão pré-casamento é só um pedacinho de um contexto muito maior que é a nova fase da sua vida que está prestes à começar. Trate os problemas como pequenos passos para o que o dia seja realmente perfeito. E acredite, tudo vai acontecer conforme o planejado!

Vá viver, sem pilhas!

Enquanto o grande dia não chega, não pare sua vida. A sua rotina deve continuar, assim como os seus planos e suas vontades. Quer uma dica? Planeje alguma viagem para descansar, junto com o seu parceiro.

Confiança é a chave para você não “pirar”. Confie. Confie na sua cerimonialista, confie que a banda não vai dar pra trás, confie que seu noivo vai ser pontual e que a decoradora entendeu todas as suas vontades. Não queira abraçar o mundo e se desgastar.

Apenas não se sobrecarregue. Se você planejou o casamento completo direitinho, haverá pessoas que farão o que for preciso para que dê tudo certo. E vai dar. Não deixe a tensão pré-casamento tomar conta. E quando ela chegar, pare, respire e lembre de distinguir os problemas reais daqueles “passageiros” que não devem ser levados tão à sério.

Hoje o tempo voa, tenha calma!

A vida segue e o tempo passa do mesmo jeito. O que tiver de acontecer no dia, acontecerá. Não temos controle sobre tudo nessa vida, e tá tudo bem! Há vários profissionais contratados, que sabem o que estão fazendo. A única tarefa do noivo e da noiva, é confiar e esperar o grande dia chegar. Quanto antes começarem a pensar desta forma, mais leves iram ficar.

Mas e para os anjos da guarda, que são os cerimonialistas? Como eles lidam com todos os nervosismos passados, até o grande dia do evento chegar?

Como os cerimonialistas lidam com a pressão

Eu, particularmente, admiro muito o trabalho desses “anjinhos dos noivos”. Trata-se de muita responsabilidade depositada. Os cerimonialistas são responsáveis não por apenas um, mas por vários sonhos.

Paula da Planejare: Como lido com o meu preparo emocional

Tivemos uma conversa com a Paula Venturin, da Planejare Assessoria. A Paula se formou em psicologia mas decidiu ser cerimonialista em tempo integral há cerca de 2 anos, quando passou a utilizar muitos de seus aprendizados dos tempos de faculdade no dia-a-dia com as noivas. A cerimonialista de São Paulo compartilhou sua experiência com a gente:

“A assessora além de ter o preparo básico de teoria, protocolo e gestão de projetos, precisa de um preparo emocional. Em cada evento são muitos os sonhos e vontades. Temos que ter todo um preparo para conversar com o casal, fazer os noivos perceberem quais partes do sonho eles podem realizar e quais eles terão de abrir mão… e cabe a nós realizar o papel de conscientização.”

Paula, da Planejare Assessoria.A Paula, da Planejare Assessoria falou com a gente. “Esse preparo emocional é difícil, porque em um casamento fechamos os contratos principalmente com a noiva.

No dia do casamento, com as emoções à flor da pele e no calor do momento, às vezes acaba ocorrendo um certo maltrato pelo pai ou a mãe dos noivos, fornecedores que são difíceis de lidar e até mesmo por parte do noivo.”

“A primeira reação básica é se defender. Entretanto, isso não deve acontecer, é preciso estar centrada e responder com calma, ter jogo de cintura, respirar fundo e relevar. As pessoas esquecem que atrás de uma assessora, existe uma mãe, uma esposa, uma filha. […] Há clientes que sugam com mensagens, ligações, e isso exige que nós tenhamos válvulas de escape. Para conseguir se manterem centradas no eixo muitas cerimonialistas não trabalham aos domingos e fazem atividades físicas pra descarregar a tensão. Você não pode esquecer a sua vida pessoal, essas coisas… Afinal, tem muito trabalho antes do evento acontecer de fato, e muitas pessoas não percebem isso.

O relato da Paula foi show, porque mostrou também o lado das cerimonialistas – que muitas vezes atuam como “psicólogas do casal” – e que também têm de criar formas de aliviar a tensão-pré casamento.

Cerimonialistas 24 horas, 7 dias na semana

Aqui na mobilize ouvimos dos cerimonialistas coisas como “os noivos não têm horários, acabamos conversando depois das 18h, de madrugada, no nossos horário de almoço… enfim, precisamos estar sempre presentes”.

E saiba que nos fins de semana, quando as “pessoas normais” descansam, são as horas em que esses profissionais mais trabalham. Imagine que um cerimonialista chega à organizar 30, 50 eventos no ano? É muuuita tensão pré-casamento hein?!

Essa profissão exige um preparo emocional gigantesco, pois os noivos acabam não sabendo de muitas coisas que acontecem “atrás das cortinas”.

Cerimonialista: Vá viver sem pilhas (e planilhas) você também!

Entendemos que há muito trabalho a se fazer, muitas muitas responsabilidades a serem tomadas. Mas as válvulas de escape também valem muito aqui, o tempo passa da mesma forma, e o cerimonialista não se pode esquecer da vida pessoal. Como a Paula disse, por trás de uma cerimonialista há uma mãe, uma filha ou uma esposa. Saibam dividir as tarefas e cuidem se para não exagerar, busque o equilíbrio.

Tirando isso, tenham calma queridos. O melhor casamento é o vivido no dia a dia, e o resto… ahhh, no resto a gente sempre dá um jeito. Espero que tenham gostado do artigo. :)

Eu sou o Tainan, da mobilize. Tchau e até mais!

Vote! Quantas estrelas esse artigo merece?

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
A média até agora é 5,00 de 5
Loading...

Comentários

O melhor sistema para organizadores de eventos.
Conquiste seus noivos, aumente sua produtividade e tenha total controle da suas tarefas.
Saiba Mais