O que você está procurando? Encontre artigos, dicas de especialistas, inspirações e modelos de checklists.

Casamento ao ar livre: por onde começar?

Olá, meu nome é Giselle Nunes e sou da Unique Eventos, uma empresa especializada em organização de casamentos e Destination Wedding. Trabalhamos junto com nossos clientes para que eles possam realizar o evento dos seus sonhos, sem passar pelo stress que um evento sem planejamento pode trazer. Hoje, vim compartilhar com vocês algumas dicas sobre casamento ao ar livre!

Fotografia: Jullius Nascimento

O Casamento ao ar livre é um desejo e sonho de muitos casais. Seja na praia, no campo ou na montanha os casamentos ao ar livre têm se tornado o preferido dos casais. Alguns pelo o contato com a natureza e outros por preferirem as cerimônias mais personalizadas.
O fato é que os casamentos ao ar livre estão cada vez mais presentes nos sonhos das noivinhas. As noivas estão sempre em busca de novidades para transformar seu grande dia em uma experiência única para seus convidados. Mas como fazer com que um espaço aberto se torne lindo, aconchegante e romântico?

Como realizar um casamento ao ar livre perfeito

Fotografia: Marcos e Mari – Wedding Dream

Quando se trata de casamento ao ar livre, toda a ideia de planejamento deve ser pensada minunciosamente. Isso porque este tipo de casamento exige uma visão muito mais ampla.
Você deve pensar em toda a logística que envolve organizar um casamento fora de um local que já foi planejado para recebê-lo. É diferente de como acontece nos espaços para recepção de eventos, onde tudo já foi previamente pensado para isso.
Por estas razões, é de suma importância contratar uma empresa especializada que possa te orientar e mostrar os desafios que vocês irão enfrentar. Essa empresa também vai auxiliá-lo no planejamento financeiro do evento.
Então, vamos às dicas sobre como realizar o casamento ao ar livre dos seus sonhos.

Defina o Destino

Fotografia: Jullius Nascimento

É importante que o destino escolhido esteja de acordo com o estilo do casal. Dê preferência a locais que contem sua história. Busque cenários que façam parte do seu imaginário e sonhos! Procure espaços em que sinta que fazem parte de sua história.
Mas calma, também devemos pensar na parte prática do sonho. Antes de definir o destino, é imprescindível que o casal pense nos seus convidados. Certifique-se de pontos importantes:

  • Saiba se é um local de fácil acesso;
  • Veja se há opções de pousadas e hotéis próximos, onde os convidado possam se hospedar;
  • Estes detalhes garantirão que todos serão bem atendidos durante e após o casamento.

Para quem quer casar no campo e na montanha

Fotografia: Jullius Nascimento

Hoje, há diversos sítios, fazendas e vinícolas que abrem suas portas para receber casamentos. Se você sonha em casar com a brisa leve batendo no rosto e as folhas das árvores ao seu redor, esta é uma excelente opção. Muitos destes locais já contam com uma estrutura para receber eventos e os seus convidados.
Porém é importante sempre ficar de olho, nestes pontos: estrutura elétrica, estrutura da cozinha, estrutura para bebidas e segurança.

  • Estrutura elétrica: é preciso dar suporte ao que é necessário a realização de um casamento. Verifique junto ao espaço se a estrutura elétrica suporta suas necessiades e sempre tenha como opção a contratação de um gerador, afinal uma das coisas que podem prejudicar o seu casamento e a falta de energia.
  • Estrutura de cozinha: Verifique também se há equipamentos necessários para que o buffet possa desempenhar um bom serviço, como fogões, fornos e freezers, se o espaço não disponibilizar estes itens seu buffet terá de traze-los o que eventualmente pode gerar custos no seu orçamento. Outro ponto muito importante é sempre se informar quanto aos pontos de entrada e saída de água para a cozinha. Afinal, um cano ligado em local inadequado pode trazer uma série de problemas (incluindo sobrecarga no encanamento dos banheiros o que pode deixa-los inativos).

Para quem quer casar na praia

Fotografia: Jullius Nascimento

Agora se você é desses que ama o barulho do mar e sonha em casar com os pés na área sentindo toda a energia positiva que o mar te trás, é bom ficar atento às dicas abaixo:

  • Evite reservas e locais tombados: Procure se informar se o local onde você pretende casar é uma reserva ambiental ou biológica, como um local de desova de ovos de tartarugas, por exemplo. Estes espaços geralmente não são liberados pois uma simples cadeira na areia pode influenciar diretamente o ecossistema da região.
  • Obtenha os alvarás locais: Procure a prefeitura e a associação de moradores da praia que deseja se casar e peça as devidas liberações para a realização da cerimônia ou festa no local. Afinal, você não quer se surpreendido pelo fiscal da prefeitura embargando seu casamento, né?
    Energia elétrica: Verifique se no local onde será realizado a cerimônia a ponto para puxar energia necessária. Caso necessário, entre em contato com a companhia elétrica da cidade para a liberação.
  • Banheiros químicos: Você deve pensar também em alugar banheiros químicos para disponibilizar aos seus convidados. Também podem ser necessárias liberações para isso, mas o organizador do seu evento e as empresas locadoras lhe darão todo o suporte neste caso.

Para não se perder na hora de toda essa organização à distância, é sempre bom ter a mobilize eventos ajudando nos processos. Com a mobilize, você não precisa mais se preocupar tanto com os prazos, listas e da para ver todo o progresso do evento até o dia do casamento chegar!

Agora que você já sabe por onde começar, mãos a obra e boraaaaa realizar este sonho, afinal, nesta vida o importante é ser feliz e amar!

Se quiserem saber se mais dicas, se inscrevam em nosso canal no YouTube e nos sigam nas redes sociais. Lá vocês terão vários vídeos com dicas e auxílio para que o seu grande dia seja como vocês sonharam.

Beijos!

Vote! Quantas estrelas esse artigo merece?

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
A média até agora é 5,00 de 5
Loading...

Comentários

O melhor sistema para organizadores de eventos.
Conquiste seus noivos, aumente sua produtividade e tenha total controle da suas tarefas.
Saiba Mais