O que você está procurando? Encontre artigos, dicas de especialistas, inspirações e modelos de checklists.

Bolo de casamento: como fazer a melhor escolha!

A organização de um casamento sempre conta com muitas decisões a serem tomadas. São vários detalhes, todos pensados com minúcia para que tudo fique da maneira que você sempre sonhou. E o bolo de casamento é uma das peças chave na cerimônia.

Além de ser uma decoração incrível, tantos os convidados quanto os noivos esperam ansiosamente pelo momento do primeiro corte e também a hora de provar o bolo!

Inclusive, diz a lenda que o corte do bolo de casamento feito pelos noivos é o primeiro momento de partilha da vida de casados. É uma tradição e tanto! Sendo assim, a escolha do bolo é essencial e deve refletir o gosto do casal.

Para decidir qual é o melhor bolo de casamento para a sua cerimônia, muitos fatores devem ser levados em consideração, assim como qualquer outra decisão que envolve a organização de um evento desse porte.

Dependendo do estilo da cerimônia e da quantidade de convidados que comparecerão, o tipo de bolo também sofre alteração.

Modelos de bolo de casamento

Bolos clássicos combinam com qualquer estilo de casamento. São uma opção segura e a mais solicitada no geral. Mas existem outros modelos muito charmosos, dependendo do estilo da cerimônia.

Os naked cakes são os bolos sem cobertura, em que você consegue ver as camadas e também o recheio. Eles se tornaram bastante populares em cerimônias como casamentos rústicos e na praia. São bolos de casamento bem descontraídos e podem ser decorados flores e frutas para incrementar o visual.

Os bolos chalkboard são ideais para quem quer fazer algo bem diferente. Trata-se de um bolo em forma de lousa, como os quadros negros de escola, e possuem escritos por ele todo. Eles são perfeitos para casamentos vintage.

Também há modelos clássicos, que são todo em branco, enfeitado com flores, rendas e poás, construído em vários andares, por vezes decorados com detalhes em outra cores. Eles são ideais para casamentos clássicos, mas podem ser utilizados em outras cerimônias.

Os drip cake são aqueles bolos com aspecto de gotas caindo. Apesar de não ser uma variação muito grande de outros modelos, trazem consigo um diferencial que pode com certeza adicionar aquele “quê” a mais de charme ao seu casamento.

Além disso, existem outras variações de formatos e tamanhos, como os bolos geométricos, os bolos simples, os bolos metalizados, os bolos espatulados, etc.

As decorações para bolo de casamento podem ser das mais variadas. Flores brancas ou coloridas, cachoeira de flores, rendas, laços, poás, pérolas, etc.

Sabores de bolo de casamento

Depois de escolher quem fará seu bolo, converse sobre as suas preferências. Outro fator importante é o sabor. Antes de decidir, prove diversos bolos e diversos sabores. Não escolha logo de cara!

Os sabores mais tradicionais são os de pasta americana, com recheio de nozes. Mas nada te impede de optar por outros sabores.

O que indico é não tentar inovar demais, até porque serão vários convidados e é sempre bom escolher algo que a maioria das pessoas terá afinidade.

Mas não escolha um sabor só para agradar os outros também! Opte por algo conhecido e que você e o noivo(a) gostam bastante. Nunca se esqueça que o mais importante no seu casamento é aquilo que você mais gosta.

Outros sabores de bolo de casamento procurados são os recheios de baba de moça, doce de leite com damasco, abacaxi com nozes, ganache branco, frutas vermelhas e pra quem não abre mão do chocolate, o sabor de chocolate com nozes é uma boa pedida.

Dicas importantes

Explicite o estilo de casamento escolhido, qual sabor você gosta mais, quantos convidados comparecerão ao evento, onde ele será realizado. Dessa forma, fica mais fácil para calcular o tamanho do bolo e decidir todos os outros pormenores.

Normalmente, é feito um projeto do bolo. Com isso, você pode visualizar o que está sendo planejado e sugerir modificações, conforme seu gosto.

Para a encomenda, sugere-se que seja feita com pelo menos 3 meses de antecedência. Entretanto, se você quer garantir que não haja nenhum contratempo e prefere se organizar o quanto antes, entre em contato com seu fornecedor com 6 meses de antecedência.

Um fator importante a se pensar é na possibilidade de utilização do bolo fake. O bolo de casamento fake, como o nome sugere, é uma montagem idêntica do bolo original que é utilizado como decoração.

Ele é bastante utilizado em casos nos quais o bolo de casamento é mais frágil e corre o risco de desmontar ou derreter na mesa de doces.

Também pode-se de construir bolos com partes montadas e outras de verdade. Isso porque um bolo inteiro fake não é muito recomendado devido à grande importância da tradição do corte do bolo feito pelos noivos.

Portanto, para garantir que o bolo de casamento não desmorone em cima dos noivos, constrói-se andares fake intercalados com andares de verdade.

Enfim, as opções são inúmeras. O ideal é pesquisar, conferir o tamanho do seu bolo de casamento e consultar qual é a melhor alternativa no seu caso.

Mas qual a quantidade que eu devo encomendar?

Quando falamos de bolo de casamento, é preciso pensar na quantidade de bolo a ser feita. Afinal, não é muito interessante nem sobrar bolo demais e nem faltar! Para calcular a quantidade da sobremesa, leve em consideração as outras opções de doces, se houver.

Se haverá outros docinhos, como brigadeiros, bem casados, etc, a média utilizada para calcular o tamanho do bolo de casamento é 60g por convidado. se o bolo for a sobremesa da cerimônia em si, calcule 100g por convidado.

Para escolher seu bolo de casamento perfeito, pense sempre em todos esses fatores citados acima. Pense no estilo da cerimônia, onde ela será realizada (ambientes muito quentes, ao ar livre precisam de cuidados extras), quantos convidados comparecerão, quais serão as outras opções de sobremesa e docinhos, se houver.

Dessa forma, você garante um bolo que seja uma grande decoração e uma sobremesa ainda melhor!

Dá uma olhadinha nesse vídeo sobre o processo de construção de um bolo de casamento, ele pode te ajudar a entender ainda mais como funciona o desenvolvimento desse artigo indispensável em qualquer cerimônia!

Se você gostou deste post, confira mais conteúdos da Mobilize Eventos e fique por dentro do mundo dos casamentos!

Eu sou a Suzana da Mobilize e te vejo no próximo post!

Vote! Quantas estrelas esse artigo merece?

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
A média até agora é 5,00 de 5
Loading...

Comentários

O melhor sistema para organizadores de eventos.
Conquiste seus noivos, aumente sua produtividade e tenha total controle da suas tarefas.
Saiba Mais