O que você está procurando? Encontre artigos, dicas de especialistas, inspirações e modelos de checklists.

Assessoria do dia vale a pena?

Olá pessoal. Aqui quem fala é a Yasmin da Yasmin Campos Assessoria e Cerimonial.

É sempre um prazer estar aqui na Mobilize compartilhando um pouquinho do meu conhecimento com vocês.
Fique comigo até o final porque hoje irei falar de um assunto super interessante para as cerimonialistas de plantão!

Acredito que se você está aqui é porque já é uma cliente da mobilize, ou pretende ser, e se você estiver com alguma dúvida do “Por que Mobilize?” leia até o final porque eu vou te contar como ela tem salvado a minha vida e otimizado meu tempo!

Hoje vamos falar sobre a (talvez polêmica, mas a mais procurada) ASSESSORIA DO DIA.

Polêmica porque algumas colegas de profissão não aceitam o fato de uma assessoria final existir. Mas o fácil acesso a milhares de informações tem cada vez mais feito as noivas serem mais conectadas. Então nós, assessoras, precisamos encontrar uma maneira de unir o útil ao agradável.

Não podemos simplesmente ignorar as clientes que vem buscando assessoria do dia, porque em algum momento ELA VAI PRECISAR DE UMA ASSESSORA! Mas também não podemos fazer o trabalho de uma mera recepcionista ou apenas uma “organizadora de cortejo”.

Quem procura assessoria do dia?

Geralmente os clientes que procuram a assessoria do dia são aqueles que vão fazer um casamento um pouco mais simples, financeiramente falando. Ou então são aquelas noivas que resolveram por conta própria organizar tudo sozinhas, mas ao chegar mais próximo do evento perceberam que até certo ponto elas conseguem evoluir, mas para o dia elas precisam de alguém que saiba de tudo que ela quer, sem ser a mãe, irmã ou cunhada que estarão aproveitando a festa.

Pode ser também aquela pessoa que foi ao casamento de uma amiga que tinha uma cerimonialista no dia, e aí a ficha dela caiu e ela descobriu a existência da cerimonialista, que antes ela nem fazia ideia que era necessário.

O fato é que as vezes, as clientes que optam pela assessoria do dia não fazem ideia da importância de uma cerimonialista na organização do pré-evento (ou sabem e infelizmente não conseguem pagar). Mas em algum momento ela se dará conta de nossa importância, sendo geralmente depois do evento.

A dica é: não basta fazer um trabalho excelente, as pessoas precisam saber que você faz um trabalho excelente antes de terem que te contratar. E como? Marketing, parcerias, divulgação dos seus serviços, etc… (já dei algumas dicas sobre minha trajetória em um outro post aqui mesmo).

Como conseguir uma assessoria do dia ideal para você e para a cliente?

Em primeiro lugar, precisamos garantir que os preparativos do pré-evento irão fluir… Mas como, se elas só querem você no dia? Fácil, mobilize nelas!

Como assim? Geralmente acontece muito comigo, elas querem e podem pagar apenas a assessoria do dia, mas querem fechar com você um ano antes (ou mais, já tenho assessoria do dia para 2019 e 2020…). Então como você irá lidar com isso?
Primeiro que você deve sempre aproveitar a oportunidade para fechar o contrato, noiva não gosta de enrolação, então se ela te procurou para assessoria do dia em 2019, é porque ela quer! E te digo, se você não fechar com ela, certamente alguém fechará, então FECHE contrato.

Mas o que vou ficar fazendo com ela 1 ano, ou mais, antes? Organizar tudo antes é que você não vai ser, certo? Mas se você não deixar claro que você foi contratada para assessoria final, as noivas , involuntariamente, vão te perguntar mil coisas sobre os preparativos (até porque é nisso que ela estará focada), e quando você se der conta, você estará fazendo praticamente uma assessoria completa para ela cobrando assessoria do dia.

Nessa hora, você precisa ser uma assessora inteligente! Sabemos que alguns casamentos podem começar a ser organizados 2 anos antes ou então 2 meses antes, depende do tamanho do evento e do orçamento disponível.

Com ela fechando antes, você terá mais segurança, porque sabemos que, às vezes, a assessoria do dia pode ser um bombinha prestes a explodir no dia do evento. Então você terá que fazer uma colcha de retalhos para juntar várias coisas, pessoas e serviços que muitas vezes você desconhece e ainda terá que fazer com que funcionem perfeitamente (só eu acho que a assessoria do dia podia ser mais cara por causa disso?)

Às vezes, os fornecedores que eles escolheram são uns que você nunca ouviu falar na vida, podendo gerar problemas caso eles não ofereçam um serviço de qualidade, e quem é assessora sabe que tudo é culpa nossa no final né? Então, use esse tempo para fazer pelo menos uma reunião onde você passará o checklist da mobilize com ela, e conforme for falando os pontos já vai orientando sobre coisas importantes e pontos de atenção para realizar as contratações. Peça, também, para ela já anexar os contratos fechados no sistema, isso vai te assegurar demais. E aproveite para dar aquela dica sobre lista de convidados (o terror dos noivos).

Falando sobre o checklist

Você pode pensar assim: “Mas Yasmin, elas vão pegar meu checklist e copiar… Elas vão passar para a prima que vai casar… Etc.”

Acho que essa deveria ser a menor de nossas preocupações, até porque o que não falta na internet é checklist de casamento. Nosso trabalho vai além disso, então joga essa objeção fora!

Isso vai otimizar seu tempo, vai te deixar a par do que ela está fazendo, vai orientar a noiva para que ela não se perca e aí sim você poderá focar na parte do dia. Outra coisa que faço também é sempre configurar a minha contratação com a forma de pagamento que foi estipulada para ela, assim nenhuma das duas se perdem (porque ficar indo na pastinha de contrato para lembrar ninguém merece né?).

Ah e o melhor, aqueles MILHÕES de arquivos e contratos que elas querem e você precisa ver ficam salvos bonitinhos todos juntos (nada de ficar caçando no Whatsapp aquele contrato escaneado que ela te mandou há 8 meses atrás).

Eu decidi colocar todos os meus eventos na mobilize, assinei o plano Pro e no mês seguinte já migrei para o Premium. Gente, o único arrependimento que tenho é de não ter começado a usar antes! Quando as noivas veem o site, elas adoram!

Tem noiva que é mais focada em convidados, outras no financeiro e outras nas tarefas, cada um tem sua particularidade (já é uma forma de você também conhecer o perfil de sua noiva). Confesso que algumas não são tão digitais, então é legal você dar uma atenção especial para essas, fazer uma reunião próximo do evento só para bater o checklist é uma garantia dupla.

Então, se você fecha mais assessoria do dia e está em dúvida sobre usar a mobilize acredito que já tenha tirado a mesma, certo?

Mobilize é vida gente. Você economiza tempo, não precisa estar fazendo mil reuniões para saber as coisas que estão em andamento. Confira a mobilize, e assine já!

Espero que tenham gostado! Compartilhei meu segredo com vocês (mais uma vez), espero que façam bom uso.
Como sempre digo, esperto é quem aprende com quem ensina 😉

Beijos, Yasmin Campos!

Vote! Quantas estrelas esse artigo merece?

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
A média até agora é 4,50 de 5
Loading...

Comentários

O melhor sistema para organizadores de eventos.
Conquiste seus noivos, aumente sua produtividade e tenha total controle da suas tarefas.
Saiba Mais