O que você está procurando? Encontre artigos, dicas de especialistas, inspirações e modelos de checklists.

Amor pelo que se faz, cerimonialista vs gestor de eventos e gurus

E aí time, tudo beleza? Sou o Tainan da mobilize e acompanhamos a rotina de muitos clientes da nossa plataforma. Algumas empresas de eventos dão muito certo e crescem muito rápido. Outros clientes crescem de maneira mais modesta. Por fim, vários deles chegam à fechar suas empresas e abandonam seus sonhos.

Com isso, pensamos em fazer esse vídeo com algumas coisas que venho percebendo que diferenciam quem tem bastante sucesso das empresas que não tem. Tentei mostrar alguns padrões que estamos observando nas empresas. A transcrição está logo abaixo. 🙂

Vamos direto ao primeiro ponto.

“Amor pelo que se faz?”

Eu acredito e não acredito nessa frase, ao mesmo tempo. O ponto que acredito é que sim, temos que amar o que fazemos.

Eu amo o que faço. É muito massa acordar e vir aqui pra mobilize trabalhar com a galera e com vocês.

O que eu não boto muita fé – e acho que é puro migué – é que isso significa que todos os dias você vai trabalhar feliz, sorrindo e não terão partes realmente difíceis na jornada.

Eu acredito que fazer o que você ama de verdade, bem feito e para alcançar o máximo de pessoas possível é DÍFÍCIL PRA CARAMBA! Haverão partes muito difíceis nessa jornada, talvez mais do que partes boas.

Obs. 1: Longe de te desanimar, as partes boas compensam todo o resto. Você bem deve saber.

Mas são as partes difíceis que vão proporcionar “calos” para que você cresça cada vez mais e alcance seu sonho de verdade, e não apenas parte dele.

Por isso digo que “amor pelo que se faz” é uma frase que temos que interpretar dessas duas formas. Por que estou falando isso?

Porque a gente sabe que o grande prazer do organizador de evento é realizar o sonho. É receber o abraço dos noivos no final. É saber que fez parte da união de duas pessoas para a vida, que ajudou em um momento que será inesquecível na vida de várias pessoas.

Essa é a parte TOP! É o sonho do organizador e também o nosso: permitir que vocês entreguem eventos perfeitos (realmente dias dos sonhos) para os seus clientes.

Porém, ah porém!

A parte que nem todo mundo fala e nem todo mundo pensa é que, para realizar “sonhos em série”, para que você receba abraços sempre, você tem que montar uma fábrica de eventos únicos.

E montar a “fábrica” não é tão prazeroso quanto realizar os sonhos. Montar a fábrica é TENSO! Vai dar trabalho. Pacas.

E vejo que muitos organizadores realmente não pensam nessa parte, pensam mais no abraço final… e continuam organizando evento em evento sem criar uma estrutura, se tornar uma empresa de fato.

No médio prazo, essa falta de estrutura pode fazer com que o SEU SONHO de “realizador de sonhos” acabe não se realizando.

Isso é algo muito importante para você organizador pensar. Pensar em estruturar a sua fábrica. Para que você atenda mais clientes, de forma melhor e mais profissionalizada. Busque como entregar um serviço de ponta e como consequência você receberá mais indicações.

Seguindo a ideia da estruturação, a diferença entre a gestão do evento e o serviço executado no dia também é fundamental.

Gestor de eventos vs. Cerimonialista do dia

É super importante tomar a seguinte decisão. Você é “mais” uma gestora de eventos ou você é “mais” uma cerimonialista do dia?

O gestor tem um trabalho que é de organização, planejamento e acompanhamento. Ele é estruturado, organizado, contínuo. É você contatando seus clientes, seus noivos, seus fornecedores. Você pensa como empresa e pensa no evento como projeto.

Por outro lado, o cerimonialista do dia é o responsável em fazer com que aquela estrutura, que foi pré-montada – às vezes até pelos próprios noivos -, seja executada da melhor forma. Ele gerencia pessoas e cuida para que o planejamento seja perfeitamente executado no evento “real”.

Um serviço é tão importante quanto o outro. Não adianta um bom planejamento sem uma boa execução e da mesma forma, com um planejamento ruim se torna muito difícil “salvar” a operação no dia do evento.

Como organizador, como profissional, como amante do mercado de eventos e que pretende iniciar a carreira no setor, você tem que avaliar no que é realmente bom, no que te satisfaz. Ser um gestor de eventos é uma tarefa MUITO DIFERENTE de ser um cerimonialista do dia.

A gente até comenta que algumas das empresas tem os dois tipos de pessoas:

  • Uma pessoa com perfil mais analítico: adora planilhas, é super organizada em pastas, processos, números e prazos.
  • Outra com um perfil bom em lidar com pessoas: RH, que gosta de falar com os noivos, vender, atender e lidar com os fornecedores no dia.

Claro, muitas das empresas não tem esses dois perfis, como pode ser o caso da sua.

Mas é importante esse auto-conhecimento para você se especializar no que é melhor, ou caso for executar as duas funções, saber quais são os seus pontos fracos e melhorar cada vez mais.

Por que? Porque tem muita gente dizendo que você pode tudo e que você não precisa “manjar” muito da parte organizacional para ter sucesso. Eu não concordo com isso.

Os gurus do mercado

A gente vê em todos os mercados muitos “gurus”. No mercado de eventos não é diferente. São pessoas que falam bastante sem ter muito conteúdo. Também tem aqueles que vendem aquilo que as pessoas QUEREM ouvir, ao invés daquilo que elas PRECISAM ouvir.

Obs. 2: Até posterguei em fazer esse vídeo por esse motivo. Tem muita gente que fala sem ter a experiência do dia-a-dia. Observando o mercado, achamos que é a nossa função e um bom timing para compartilhar isso com vocês.

Além dos gurus – que não agregam muito -, vemos muita gente boa vendendo conteúdo para organizadores de casamentos. Porém observo que o conteúdo é puramente de execução: o dia do evento, de inspirações, do cerimonial, de como lidar com imprevistos… é puramente do dia do evento!

Essas coisas são importantes, repito, a execução é tão importante quanto a gestão.

Mas as pessoas não estão falando sobre estruturar a empresa de organização de casamentos. Não se fala como a sua empresa pode passar da organização de 5 para 40 eventos por ano:

  • Você vai organizar dois eventos no mesmo dia?
  • Você estará presente em todos os eventos?
  • Como você vai atender 50 clientes? Por email, whats?
  • Você terá um assistente do seu lado ou não?

Isso não é falado nos cursos que a gente costuma ir. É falado muito sobre a parte que é gostoso falar. A gente também tem que pensar na parte que “não é tão gostosa”. É a parte de construir a fábrica, se estruturar como empresa.

E, se você quer entender como ser uma profissional referência no mercado, crescer, fazer isso para a vida, ter sucesso na área – organizar casamentos de famosos, aumentar o valor do seu serviço, organizar muitos eventos no ano – você precisa pensar mais na “empresa” e avaliar esses aspectos.

Colaboração: não precisamos ser super-organizadores sozinhos!

Da mesma forma, se você não se identifica com a parte de gestão por ser muito burocrática. Parte que vai exigir um esforço tão grande quanto aquele usado para organizar os eventos, também existem formas para você chegar ao sucesso.

Se alie à pessoas que têm o perfil que completam o seu. Provavelmente empresas da sua cidade. Talvez, você continue com a sua empresa, mas fará parcerias com outros organizadores. Use a expertise de cada um para cada parte do processo.

Nosso mercado tem uma competitividade exagerada. Essa é uma conta de soma zero. A gente precisa começar a se ajudar mais, abrir as portas, dar o primeiro passo.

Nós trabalhamos bastante assim na mobilize. Estamos abertos à vocês. A plataforma e a empresa são frutos do ótimo relaciomento que temos com vocês. Buscamos ser muito abertos com nossos clientes, parceiros e funcionários.

Por um mercado mais profissional: vamos juntos

Era isso galera! Espero que tenha sido uma leitura útil pra ti, de alguma forma. Falem aí embaixo o que acharam, manda email pra gente!

E vamos juntos, entregar mais sonhos.

E trazer o profissionalismo que o nosso mercado tanto precisa. Mostrar pros noivos que o organizador, o assessor é necessário sim e que vale muito a pena contratar um profissional.

Acho que essa é parte da nossa missão!

Valeu galera, até mais 🙂

Vote! Quantas estrelas esse artigo merece?

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
A média até agora é 5,00 de 5
Loading...

Comentários

O melhor sistema para organizadores de eventos.
Conquiste seus noivos, aumente sua produtividade e tenha total controle da suas tarefas.
Saiba Mais